Notícias

Feiras e Eventos

Prémios Inovação Agritechnica

25/10/2017

Partilhe:

2 Ouro + 29 Prata
Os mais de 320 produtos que concorreram este ano ao concurso de inovação da Agritechnica confirmam que a tendência para uma maior automatização de processos - juntamente com sistemas inteligentes de gestão de dados para otimizar a configuração e o controlo dos equipamentos, logística, documentação, garantia de qualidade e rastreabilidade – veio para ficar na Agricultura.
Cloud Computing e Big Data são termos que entraram na linguagem comum e, além da Agricultura 4.0, entendida como a mais recente evolução na agricultura de precisão baseada em informação digital e gestão de dados, conceitos como a digitização e o networking da cadeia de valor estão a tornar-se cada vez mais expressivos no setor da Agricultura. Por isso, não é de espantar que um dos Prémios Inovação Ouro tenha sido atribuído a um sistema de debulha tangencial totalmente automático que utiliza sensores para se ajustar às condições da cultura e alcançar os melhores resultados.
A engenharia clássica, por seu lado, continua a resultar em produtos com benefícios para todo o setor agrícola: o segundo Prémio de Inovação Ouro deste ano vai para uma frente milho que integra um mulcher que destrói o restolho antes deste ser pisado pela ensiladora ou pelo trator e o reboque. Este desenvolvimento ajuda a controlar a broca do milho, uma praga significativa que afeta as culturas de milho, e resulta numa redução geral no uso de pesticidas.
Entre as soluções premiadas há ainda uma clara tendência para a adaptação à agricultura, de soluções existentes e inovadoras já utilizadas noutras indústrias. Alguns exemplos incluem os prémios Inovação Prata para e-mobility, a cabine ajustável em altura, veículos em rede inteligentes e aplicações de realidade aumentada.

Outras ideias apresentadas para desenvolvimentos novos e futuros, que receberam apreciação especial do Júri DLG Innovations, focaram-se em novas formas de facilitar os trabalhos dos operadores. Graças a soluções inovadoras, tem havido de forma consistente uma redução progressiva nas horas de trabalho monótono, cansativo e complexo, tarefas essas que acabarão por ser totalmente realizadas pelas novas tecnologias.
No total, o Júri DLG Innovations reconheceu duas inovações com o Prémio Inovação Ouro 2017 Agritechnica e 29 inovações com o Prémio Inovação Prata 2017 Agritechnica.
Medalhas de Ouro - 2 premiadas


Medalhas de prata - 29 premiadas

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos