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Tractor of the Year®

VALTRA A114 HITECH 4

25/06/2020

Juntamente com os restantes 24 jornalistas que compõem o júri do prémio Tractor of the Year (TOTY), viajámos até Suolahti, na Finlândia, para termos contacto com o finalista da Valtra à categoria Melhor Utilitário 2020.

As principais características a destacar no A114 HiTech 4 são a suspensão na cabine, o painel de instrumentos mais completo, o apoio de braço com joystick e, claro está, a transmissão.

Experimentámo-lo em estrada e deslocámos fardos com um carregador fornecido de fábrica pela marca.

SÉRIE A HITECH 4

A série A preenche uma faixa de potência que vai dos 75 aos 130 cv, sendo os A104 e A114, de 100 e 110 cv, os modelos intermédios.
São precisamente estes dois tratores que podem ser configurados com a nova transmissão HiTech 4.

MOTOR AGCO POWER DE 4,4 LITROS

Projetado na Finlândia, o bloco de 4 cilindros que equipa o A114 é construído na fábrica da Agco Power em Changzhou, na China. Com 4,4 litros, fornece 110 cv de potência máxima e cumpre a norma da Fase IV de emissões (DOC+SCR). O serviço de manutenção está programado para intervalos de 500 horas.

TRANSMISSÃO HITECH 4

A HiTech 4 diferencia-se da caixa sincronizada que equipa os modelos de base. Fabricada em França pela GIMA (a joint-venture do Grupo Agco e da Claas para as transmissões), surge acoplada a um eixo traseiro proveniente da fábrica Agco de Changzhou.

Pensada para uma utilização muito reduzida da embraiagem, oferece um escalonamento mais amplo e possui seis relações num intervalo de velocidade de trabalho que vai dos 4 aos 12 km/h.

→ 4 relações e 4 gamas

Enquanto a caixa sincronizada de 12 velocidades é comandada através de uma tradicional alavanca em H, a HiTech 4 apresenta um escalonamento de 16 velocidades (4 relações repartidas por 4 gamas) e é controlada através de dois botões instalados numa alavanca fixa (Control Grip) semelhante à utilizada nas variantes HiTech5 das séries N e T.

→ 3 modos de operação

O operador pode escolher entre três modos de controlo: Manual; Auto1, em que a caixa muda automaticamente de relação quando o motor atinge as 1650 rpm; e Auto2, em que a transição é feita só às 2050 rpm.

→ Definir a relação após arranque

A passagem de relações é feita sem recurso ao pedal de embraiagem. E, através da função AutoTraction, o mesmo acontece quando imobilizamos o trator. Basta que pressionemos os pedais de travão e a embraiagem é acionada automaticamente, o que torna a utilização mais flexível. O operador pode ainda definir relações específicas para reiniciar a marcha após o inversor ter sido acionado.

→ Regulação de sensibilidade

A suavidade de resposta tanto do inversor como da passagem de relações pode ser regulada. A navegação nos menus de ajuste é feita através de um painel de teclas situado à direita do volante.

→ 4RM após mudança de sentido

Para minimizar a patinagem, neste trator a tração dianteira pode ser engrenada automaticamente sempre que é invertido o sentido de marcha. O tempo que permanece ligada é o condutor que escolhe, entre um mínimo de 1 segundo e um máximo de 30 segundos.

Como opcional, a Valtra disponibiliza uma variante de superlentas, com 32 relações, que permite velocidades abaixo dos 100 metros/hora a 1400 rpm.

SISTEMA HIDRÁULICO

É de centro aberto e controlado eletronicamente. A bomba fornece um fluxo de 98 L/min e todos os distribuidores, num máximo de três (6 vias), são de controlo mecânico. Nos série A HiTech 4, o elevador frontal + TDF estão disponíveis por encomenda através do Unlimited Studio. A direção é servida por uma bomba independente de 33 L/min.

CABINE E AMBIENTE A BORDO

O ambiente de trabalho mantém-se semelhante aos restantes Valtra A, apenas com ligeiras difereças. São elas o apoio de braço com joystick e um painel de instrumentos mais completo, onde o operador pode escolher as informações que pretende visualizar. O apoio de braço inclui ainda um grupo de teclas para ligar e desligar a suspensão do carregador (SoftDrive) e bloqueá-lo em posição de transporte.

→ Suspensão opcional

Os dois modelos HiTech 4 podem ser configurados com assento pneumático e suspensão de cabine. Esta inclui afinação de dureza, sendo o ajuste feito diretamente nos elementos amortecedores.

→ Abertura panorâmica

O teto em vidro favorece a visibilidade em altura nos trabalhos com carregador. A bordo, encontramos alguns espaços de arrumação e o assento de passageiro é espaçoso para este segmento.

→ Ajuste em altura do volante

Um aspeto a rever é o curso da regulação em altura da coluna de direção. Permite usar o volante muito alto mas não permite baixá-lo tanto quanto desejaríamos.

→ Telemetria opcional

No capítulo da tecnologia, existe a possibilidade de configurar este trator com o serviço de telemetria Valtra Connect.

PREÇO

Na versão base e pneus Michelin, o PVP no mercado português é de 72.411 Eur + IVA. Se o cliente pretender assento pneumático e suspensão na cabine, o PVP adicional é de 1784 Eur + IVA.

APRECIAÇÃO

Vários componentes deste trator provêm de outros locais de fabrico do Grupo Agco mas o puzzle é formado na Finlândia. Segundo os responsáveis da marca, isso possibilita um importante controlo de qualidade na montagem e no teste de fim de linha.
A transmissão HiTech 4 confere novas possibilidades de domínio do trator e torna mais prático todo o modo de operação. Apreciámos ainda a visibilidade em altura da cabine e o novo joystick de controlo proporcional, a possibilitar que os movimentos do carregador sejam feitos com precisão.

Não obstante os pontos positivos, ficamos com a ideia de que este modelo é uma solução de compromisso. Possibilita o acesso a algumas soluções do universo Valtra por um preço acessível, mas sem transmitir aquela sensação geral de produto premium que reconhecemos à marca.

Para clientes que não tenham o preço como fator limitante, nesta faixa de potência o N104 HiTech 5 (105 cv + boost de 10 cv para transporte e TDF) e N114E HiTech 5 (115 cv + boost de 10 cv) são alternativas a considerar por um diferencial que ronda os 20.000 Eur.

 

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