Notícias

Tractor of the Year®

Tractor of the Year 2023: Fendt regressa ao topo três anos depois

17/11/2022

Partilhe:

A 45ª edição da EIMA - Feira Internacional de Maquinaria Agrícola e Jardim - teve lugar em Bolonha, de 9 a 13 de novembro, e acolheu novamente a entrega dos Prémios Tractor of the Year (TotY). Três anos depois da última vitória - do modelo 942 Vario em 2020 -, a Fendt volta a ser distinguida com o prémio máximo do TotY mas outras marcas, como McCormick, New Holland e JCB foram igualmente premiadas noutras categorias.

Trator do Ano 2023
FENDT VARIO 728

O conceito Fendt iD de baixo regime, associado a um motor Agco Power de 7,5 litros que faz a sua estreia absoluta nos modelos 700 Vario; o conceito Dynamic Performance, que fornece um boost de 20 cv em todas as condições de utilização; a transmissão VarioDrive que é automaticamente gerida e fornece tração 4RM de modo constante, dispensando uma ligação mecânica entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro; e ainda o ambiente de trabalho FendtONE, que faz uma ponte entre os níveis de utilização Onboard e Offboard, juntamente com diversas ferramentas avançadas para agricultura de precisão, estão entre os principais argumentos fortes deste trator.

A Fendt disponibiliza ainda no 728 Vario diversos sistemas de assistência ao operador, com destaque para o Contour Assistant, que ajuda a fazer o mapeamento e registo de trajetórias, e para o Turn Assistant, que permite ao operador escolher 4 diferentes tipos de manobras de viragem na cabeceira: Part Field, U-Turn, Y-Turn, K-Turn.

Fendt 728 Vario: mais ferramentas de assistência ao operador

 

Melhor Utilitário
MCCORMICK X6.414 P6-Drive

Com um bom equilíbrio entre manobrabilidade, visibilidade, facilidade de utilização e ajustes precisos para o carregador frontal e outras tarefas, o finalista da McCormick recolheu o score mais alto na votação para Melhor Utilitário. A transmissão P6-Drive com que está equipado é uma powershift robotizada desenvolvida internamente pelo Grupo Argo que disponibiliza 6 relações sob carga distribuídas por 4 gamas e dispõe de funcionalidades adequadas para carregador frontal.

A bordo, o operador beneficia de uma boa visibilidade, inclusive em altura, e beneficia também do conforto proporcionado pela suspensão mecânica da cabine e pela suspensão de braços independentes do eixo dianteiro. Os comandos apresentam um novo layout, a que se junta um monitor de 12” e um joystick multifuncional SmartPilot.

 

Melhor Especializado
NEW HOLLAND T4.120 F

Do ponto de vista estrutural, os tratores T4F foram redesenhados e apresentam desenvolvimentos importantes em dois aspectos principais: o posto de condução e a tecnologia disponibilizada. A cabine é agora mais espaçosa, oferece comandos mais ergonómicos e dispõe de um sistema de suspensão mecânica. A nível de ferramentas para agricultura de precisão, o T4F beneficia de um impulso de integração de tecnologia proveniente da Raven Industries.

Um Kit by Raven pode conciliar diferentes elementos, como: recetor GPS com função de compensação para terrenos inclinados, válvula hidráulica dedicada ao controlo do autoguiamento, e monitor de 12” para gestão de tarefas, mapeamento, aplicação de doses variáveis e comunicação com as alfaias através do protocolo Isobus classe II.

New Holland T4.120F VisionView

 

Mais Sustentável
JCB FASTRAC 4220 iCon

O Fastrac é um trator ágil devido aos diferentes modos da direção, o que inclui o modo caranguejo que, ao desencontrar as linhas de passagem de ambos os eixos, permite repartir o peso da máquina contribuindo para uma menor compactação do solo. A nível dos comandos, o novo interface iCon possibilita um nível alto de personalização para que cada manobrador disponha do maior conforto de operação. Ainda no conforto, a cabine do Fastrac oferece ao condutor e ao passageiro as melhores condições de espaço visibilidade, a que se junta ainda o desempenho da suspensão nos dois eixos, que é inimitável neste segmento.

No domínio da agricultura de precisão, a JCB introduziu nesta geração Fastrac iCon o autoguiamento Twin Steer Gps que consiste em dois recetores instalados no trator, um na frente da cabine e o outro no deck traseiro, sobre o eixo. Esta solução inovadora permite controlar por GPS cada eixo de forma independente e permite fazer compensações mais precisas quando o trator trabalha em pendentes. Segundo a marca, este sistema permite melhorar em 90% a precisão face a um sistema de autoguiamento convencional.

BKT é o patrocinador oficial do TotY 2023
A fabricante multinacional de pneus BKT é o patrocinador oficial e exclusivo do prémio Trator do Ano. Com o apoio da marca indiana, o júri composto por 25 diferentes projetos editorais a nível europeu reúne-se anualmente com os fabricantes de maquinaria que decidem entrar na competição. A revista abolsamia é membro do júri em representação de Portugal.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos