Notícias

Tractor of the Year®

New Holland T4.120F VisionView

19/10/2022

Partilhe:

Este modelo é candidato ao prémio Trator do Ano, na categoria Melhor Especializado 2023. Juntamente com a equipa do TOTY, tivemos oportunidade de o testar em Itália, numa propriedade produtora de vinhos situada em Casalecchio di Reno, nas imediações de Bolonha.

Série T4 F/N/V 
Os especializados T4 desdobram-se nas variantes F, N e V. Com a adição de um novo modelo de topo a esta nova geração, o T4.120, a série passa a ser composta por 5 modelos e cobre um intervalo de potência que vai dos 80 aos 118 cv. Anteriormente, o patamar de potência ia até aos 107 cv, fornecidos pelo T4.110.

Motor FPT de 3,6 litros
A New Holland desenvolveu um pack de sistema de tratamento de gases de escape que é muito compacto comparativamente com o que é aplicado ao mesmo motor quando instalado em modelos convencionais. Isto permite obter uma das vantagens competitivas deste trator: um capot baixo e estreito para proporcionar boa visibilidade nas mais variadas circunstâncias de trabalho.
Na geração T4F anterior, o bloco utilizado em todos os modelos era o de 3,4 litros. Nesta geração, esse bloco fica reservado ao modelo de entrada (T4.80F) e todos os restantes são propulsionados pelo motor de 3,6 litros.

Transmissão de 40 km/h
Com um escalonamento de 4 relações, 4 gamas, e dois níveis de powershift, esta caixa 32/16 alcança os 40 km/h, independentemente do tamanho dos pneus. A marca disponibiliza esta série com pneus que podem ir das 24” até às 30”.
Na nossa opinião, o maior senão desta caixa está na manete para alternar entre gamas. Instalada por baixo do assento do condutor, junto à plataforma, obriga a alguma ‘ginástica’ para se trocar de gama, o que é pouco prático. É um detalhe que destoa das melhorias gerais aplicadas a esta série. 

Hidráulico
O sistema hidráulico traseiro dispõe de 2 cilindros hidráulicos e passa a funcionar numa lógica em que é dada prioridade ao elevador e só depois aos distribuidores.
A bomba fornece um caudal de 80 L/min e funciona a uma pressão menor (-20 bar) do que anteriormente, o que segundo a marca contribui para um menor aquecimento do óleo e para uma redução do consumo.
Destacamos ainda a nova arrumação dos serviços externos na traseira, onde encontramos uma opção de retorno livre e 4 distribuidores (8 vias).
O T4.120F dispõe ainda de um novo grupo de 4 distribuidores ventrais e uma válvula de retorno livre, para assegurar o funcionamento de alfaias ventrais e dianteiras.

Eixo dianteiro
São quatro as diferentes configurações de eixo dianteiro: Standard (sem suspensão); Baixo Perfil (sem suspensão); TerraGlide (com suspensão); e SuperSteer (para além da viragem das rodas a 55°, imprime um direcionamento do próprio eixo, elevando o ângulo de viragem até 76°).  
A estética dos T4F é diferenciada em função do eixo instalado. Com eixo SuperSteer, o capot é mais curto de forma a deixar espaço livre para a oscilação lateral do eixo. Com os restantes eixos, o capot é mais longo e o espaço é preenchido com uma zona de extensão do depósito de combustível.

Cabine VisionView
A cabine VisionView é totalmente nova.
A nível estrutural assenta em 4 pilares, em vez dos 6 pilares da geração anterior, e o ambiente de trabalho surge redesenhado.
Entre os aspetos a destacar estão: a maior visibilidade em altura; a plataforma plana, a maior insonorização (71 dB em vez de 78 dB na anterior cabine), e um ambiente de trabalho onde sobressai um painel de instrumentos digital.
Em termos de habitabilidade, está mais ampla, o que é uma boa notícia para os operadores de maior estatura.
A nível de filtragem, mantém-se o duplo sistema (categoria 2 e categoria 4) previamente disponibilizado. 

Agricultura de precisão
Esta série beneficia de um impulso de integração de tecnologia que resulta da aquisição da Raven Industries pela CNH Industrial.
Os clientes da New Holland vão poder encomendar os T4F configurados com um kit da Raven que concilia diferentes elementos, como: recetor GPS com função de compensação para terrenos inclinados; válvula hidráulica integrada de fábrica, dedicada ao controlo do autoguiamento (é mantido o volante original do trator); e monitor IntelliView IV de 12” para gestão de tarefas, mapeamento, e aplicação de doses variáveis.
No que respeita ao autoguiamento, a New Holland disponibiliza ainda a solução EZ Pilot Pro, que pode ser instalada a posteriori.
Os T4F podem também dispor de telemetria através da plataforma My PLM Connect da New Holland.
Em termos de comunicação com as alfaias, esta é feita através do protocolo ISOBUS classe II, o que na prática significa que são dispensados joysticks ou monitores adicionais. Os interfaces do trator são compatíveis com as alfaias que estejam certificadas para o mesmo protocolo.

Disponibilidade
As primeiras unidades do novo T4F já chegaram ao mercado nacional, estando a marca a receber encomendas para programar as próximas entregas.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos