Notícias

Tractor of the Year®

Fendt 728 Vario: mais ferramentas de assistência ao operador

19/10/2022

Partilhe:

A apresentação ao público foi realizada em Wadenbrunn, na Alemanha, tendo a marca reservado para os elementos do júri do TOTY uma sessão de teste em campo. No decorrer desta sessão, tivemos oportunidade de esclarecer dúvidas junto dos responsáveis de desenvolvimento de produto da Fendt.

Substitui os 700 e 800 Vario 
A série 700 Vario Gen7 vem substituir a série 700 Vario Gen6 e também a série 800 Vario, sendo composta por 5 modelos que preenchem um intervalo de potência máxima entre os 203 e os 283 cv.

Novo motor AGCO Power de 7,5 litros
Sob o capot é agora empregue um bloco Agco Power de 6 cilindros, com 7,5 litros de capacidade, em vez do Deutz de 6,1 litros até aqui utilizado. Este motor, que tem por base o comprovado bloco de 7,4 litros, constitui um novo desenvolvimento da Agco Power e faz a sua estreia especificamente nesta série.
A arquitetura de maior cilindrada e a programação deste motor seguem o princípio “elevado binário / baixo regime” que tem vindo a ser adotado pela Fendt e beneficia de um novo sistema de refrigeração, mais compacto, e acionado por um motor hidráulico dedicado que atua de forma independente do regime do motor.

VarioDrive recorre a motores hidráulicos
Quanto à transmissão VarioDrive, é o mesmo conceito dos 900 e 1000 Vario mas com uma mecânica desenhada à escala da série 700 Vario. Caracteriza-se por não existir um veio a ligar os eixos traseiro e dianteiro. Em vez disso, a tração é gerida por dois motores hidráulicos de forma permanente e automática. Permite agora alcançar uma velocidade máxima de 60 km/h (opcional), mais 10 km/h do que na geração anterior.
Nos modelos 726 e 728 Vario, o conjunto motor/transmissão permite atingir os 60 km/h às 1450 rpm, os 50 km/h às 1200 rpm e os 40 km/h às 950 rpm. No 728 Vario, o binário máximo de 1450 Nm é alcançado a um baixo regime, logo às 1300 rpm, estando o regime nominal situado nas 1700 rpm.
 


Carregador Cargo Pro 6,100
Numa série que apresenta uma identidade versátil, para além das tarefas de campo e de transporte, o carregador frontal é um acessório que faz parte do catálogo. Os tratores passam a ter válvulas hidráulicas dedicadas para o carregador, sendo este controlado através de um joystick 3L que permite 3 funções em simultâneo.
Os carregadores Cargo Pro 6,100, pensados para esta série, permitem uma altura máxima de elevação até 4,85 m e estarão disponíveis no mercado no final de 2023.

 


A bordo
O ambiente de trabalho FendtOne já tinha sido aplicado aos 700 Vario em 2020 e continuará a oferecer nesta geração todas as potencialidades associadas aos três monitores e à gestão onboard/offboard já empregue também noutras séries da Fendt.

A estrutura da cabine mantém-se, mas a climatização foi melhorada e os clientes podem optar por 6 diferentes configurações de assento. O mais sofisticado apresenta um acabamento em pele e é controlado eletricamente, sendo possível memorizar definições para diferentes condutores. 
 


Assistência ao operador
Neste segmento de produto, a Fendt disponibiliza vários sistemas de assistência ao operador, com destaque para o Contour Assistant, que ajuda a fazer o mapeamento e registo de trajetórias, e para o Turn Assistant, que permite ao operador escolher 4 diferentes tipos de manobras de viragem na cabeceira: Part Field, U-Turn, Y-Turn, K-Turn.

Equipamento extra
O sistema de controlo da pressão de pneus Fendt VarioGrip passa a estar disponível como opcional nos 700 Vario. O sistema Trailer Brake Assist, para ‘segurar’ o conjunto trator/reboque em descidas, funciona através de um sensor que mede o torque de impulso que é projetado sobre a transmissão nas descidas. Fará parte dos opcionais a partir do final de 2023. 

Disponibilidade
As encomendas podem ser feitas desde já. Prevê-se que as primeiras unidades sejam entregues no início de 2023.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos