Notícias

Tractor of the Year®

Valtra Q 305: concentrado de potência com identidade finlandesa

19/10/2022

Partilhe:

Os melhores ingredientes postos em conjunto para este escalão de potência” é o que a marca finlandesa promete com a série Q. O modelo de topo da série, o Valtra Q305, é candidato ao prémio Tractor of the Year e fomos conhecê-lo em primeira mão na Quinta da Lagoalva, em Alpiarça.

Vasco Pombas, gestor de vendas e grandes contas da Ascendum Agro, e Johan Grotell, especialista de tecnologia de produto da Valtra, acompanharam-nos nesta sessão de teste que a marca nos proporcionou. Foram postos à nossa disposição dois tratores Q305, um equipado com carregador frontal Valtra e outro para trabalho de campo, a fazer conjunto com uma alfaia combinada da Horsch, modelo Focus TD + Maestro RV.

5 modelos Valtra Q
A série Q vem posicionar-se entre as séries T e S e é composta por 5 modelos – Q225, Q245, Q265, Q285 e Q305 – que preenchem um intervalo de potência entre os 230 e os 305 cv.

Motor Agco Power de 7,4 L
A propulsão é assegurada por um motor Agco Power Fase V de 6 cilindros, com 7,4 litros de capacidade, que fornece um binário máximo constante entre as 1000 e as 1500 rpm. Os dois responsáveis da Valtra explicaram que a marca optou por este motor por ser “um produto com boa reputação e durabilidade comprovada”.

Transmissão CVT
A marca dispõe da transmissão Direct (aplicada aos N e T) mas optou pela transmissão do Grupo Agco que é usada pela Fendt e pela MF porque constitui uma solução mais adequada ao escalão de potência que é coberto pela série Q.
Esta caixa permite alcançar uma velocidade máxima de 50 km/h. Em modo EcoPower, a mesma velocidade pode ser alcançada a um regime de 1500 rpm.

A nível de comandos, um pormenor a evidenciar é o funcionamento da nova manete de inversor. Damos um toque para a frente ou para trás, para definir o sentido de marcha, e a manete regressa ao centro. Isto possibilita que possamos alternar entre a manete de inversor e o botão de inversor no joystick multifunções sem termos de corrigir a posição da manete, o que se torna mais prático e agiliza o trabalho.  

Hidráulico
O sistema hidráulico fornece 200 L/min de fluxo a um regime do motor de 1950 rpm e, para tarefas de menor carga, o mesmo fluxo a um regime económico de 1600 rpm. Nos serviços externos, os distribuidores passam a estar equipados com uma patilha de descompressão para facilitar o engate de tubagens das alfaias.

Um dos tratores que testámos na Lagoalva estava equipado com carregador frontal Valtra G7M. Entre outras funcionalidades, pudemos verificar o funcionamento do assistente hidráulico, que procede ao ajuste automático do regime do motor sempre que no decorrer do trabalho é solicitado um maior fluxo da bomba. 

Cabine
A bordo, encontramos o mais recente layout de comandos apresentado pela Valtra. O painel de instrumentos migrou para um monitor ao alto posicionado no pilar A da cabine e o apoio de braço integra o interface SmartTouch.
Quanto à coluna de direção, está bastante melhorada face à geração anterior. As possibilidades de ajuste do volante são mais amplas, o próprio volante foi redimensionado, a manetes das luzes de estrada e piscas e a manete das escovas foram revistas, e o icónico inversor também mudou de formato, mas mantendo a tradicional posição de travão de parque. 

6,8 toneladas de lastragem
Os modelos Q são relativamente leves em vazio mas têm uma possibilidade de lastragem significativa. Com 9,2 toneladas e uma distância entre eixos de 3050 mm (nos Valtra T é de 2995 mm), podem suportar uma carga máxima de 16 toneladas (13.500 nos Valtra T). Para além dos anéis nas rodas traseiras (até 3 anéis em cada roda) e dos pesos instalados na frente (até 2400 kg), existe ainda uma zona ventral reservada para a aplicação de um peso com cerca de 300 kg. Estas diferentes combinações de lastragem permitem encontrar o melhor equilíbrio para pôr a potência no chão. 

Agricultura de precisão
O Valtra Q305 dispõe de toda a tecnologia proposta pela marca no seu portfólio, com destaque para: autoguiamento ValtraGuide, telemetria ValtraConnect, gestão de tarefas TaskDoc e gestão de cabeceiras Auto U-Pilot. Mais recentemente, a Valtra adicionou ao seu leque de ferramentas para agricultura de precisão a funcionalidade SmartTurn, que permite fazer a viragem nas cabeceiras de forma totalmente automática, sem que o operador tenha de tocar no volante.

Opcionais
Tradicional na Valtra, o posto de condução reversível TwinTrac é um opcional disponível também na série Q, assim como o eixo dianteiro com suspensão pneumática Aires. Mas a lista de opcionais é muito mais extensa. Uma das unidades que testámos estava equipada com um kit para ajuste automático da pressão dos pneus da PTG e, através do Unlimited Studio, a Valtra oferece aos clientes a possibilidade de configurar os Q com um sistema automático de lubrificação central que, através de uma instalação de tubagens, leva massa a todos os pontos de lubrificação. 

Disponibilidade
A chegada das três primeiras unidades Valtra Q ao mercado português está prevista ainda até ao final deste ano. As seguintes irão chegar no primeiro trimestre de 2023 em função das encomendas.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos