Notícias

Mercado português: cenário de quebra continua a ganhar força

16/11/2022

Partilhe:

Subida nas matrículas é cada vez menor

Terminado o mês de setembro de 2022, o crescimento das matriculações de tratores agrícolas é agora de 3,51%, em comparação com o período homólogo de 2021.

Ainda assim, no fim do terceiro trimestre, cinco das dez marcas que mais matricularam este ano registam uma quebra e essas sobem a oito se analisarmos os primeiros 15 colocados, o que já significa mais de metade (53,3%). No campo oposto, registe-se o crescimento de 43,81% da Solis, que continua a liderar mas agora com menos vantagem para a New Holland, e também da Valtra, de 98,46%. Já nos escalões de potência, continua a ser no de 51-120cv que se regista a maior fatia.

 


Até ao fim de setembro de 2022, foram matriculados mais 154 tratores do que na mesma altura do ano passado. No entanto, o cenário de quebra previsto pelos especialistas contactados por abolsamia ao longo do ano continua a ser uma realidade, até porque a subida já é residual: 3,51%.

A 'bola de neve' de que falámos quando divulgámos os resultados de julho é agora maior, tal como a incerteza. A subida do preço das matérias-primas e da energia, provocada pela guerra na Ucrânia, aumentou a dificuldade das marcas em fazer entregas por não terem stock. A escassez de oferta leva ao aumento de preços das poucas máquinas que há para entrega, levando o agricultor a retrair-se na compra. E esta quebra na procura é ainda afetada por um período de seca que deixa o agricultor com dúvidas se terá água disponível para as suas culturas, podendo perder mais o interesse em fazer novos investimentos.

Recuperamos aqui a frase de Fernando Garcia, diretor-geral da CNH Industrial, relativa à previsão para o último terço do ano: "A previsão que tinha feito anteriormente de que o mercado iria apresentar uma queda acentuada a partir de Setembro é para manter."

Unidades vendidas por escalão de potência

O escalão 51-120cv continua a deter a maioria das matriculações (52,15%) com o escalão abaixo dos 50cv a manter-se aquém dos 40%, tal como já se registava em julho. A New Holland lidera o escalão dos 51 a 120 cv e, no que toca aos escalões mais altos de potência, comparando com os números registados no final de julho de 2022, não existem alterações significativas a destacar, continuando a John Deere no 1º lugar.

 

Marcas mais vendidas, por escalão de potência

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos