Notícias

Tractor of the Year®

Tractor of the Year 2023: Antonio Carraro Mach 4 Tony candidato a Melhor Especializado

29/03/2023

Partilhe:

Onovo Mach 4 Tony chegou ao mercado em 2022 e foi candidato ao prémio internacional Trator do Ano na categoria Melhor Especializado 2023. Assume-se como uma nova variante do modelo Mach 4 R, que está em comercialização desde 2010. Foi no contexto dos testes em campo organizados em exclusivo para o júri do TOTY que rumámos a Itália. Nos vinhedos da propriedade Terre Astesane, na região de Mombercelli, testámos o Mach 4 Tony com um destroçador da marca Dragone e com um atomizador da marca VMA, ambos de origem italiana. 

A série Mach 4
O novo modelo Mach 4 Tony junta-se a dois modelos pré-existentes nesta série. São eles o Mach 4 8900 R e Mach 4 10900 R. Enquanto estes dois modelos contam com uma transmissão mecânica sincronizada de 16 relações, o Mach 4 Tony está equipado com uma transmissão hidrostática desenvolvida internamente pela marca. Estes modelos estão disponíveis em cor preta, mas podem ser encomendados na cor vermelha tradicional da Antonio Carraro mediante um custo adicional.

Motor Kubota
O motor de 4 cilindros e 3,8 litros que equipa este trator é fornecido pela Kubota. Fornece 98 cv de potência e 330 Nm de binário às 1500 rpm, sendo a manutenção feita em intervalos de 500 horas. A ventoinha reversível, destinada a facilitar a limpeza do sistema de refrigeração, faz parte da lista de opcionais.
 

Transmissão hidrostática
Desenvolvida pela Antonio Carraro, a transmissão hidrostática é composta por 4 relações sob carga e conta com um inversor hidráulico. A passagem das relações pode ser feita em modo robotizado ou em modo manual. Dispõe de uma funcionalidade de controlo ativo de paragem que detém a máquina imobilizada apenas por meio da transmissão, para garantir maior segurança em terrenos inclinados. No que respeita aos travões, estes atuam ao eixo traseiro e também ao eixo dianteiro, estando o trator equipado com travão de parque.

Cabine
Assente em sinoblocos, a cabine Air dispõe de climatização automática e de um sistema de pressurização para garantir uma filtragem certificada de nível 4. O assento é pneumático, fornecido pela Grammer. Tratando-se de um modelo super especializado, que se pretende com dimensões contidas, a cabine não é a melhor referência a nível de espaço, conforto e habitabilidade, sobretudo para os operadores de maior estatura.

Em contrapartida, devido a uma largura mínima de 1306 mm, a uma altura total de 2276 mm e a uma distância ao solo de 383 mm, este modelo está desenhado para enfrentar condições desafiantes em vinhas estreitas e noutras culturas com curto espaçamento entre linhas, mesmo que instaladas em zonas de elevada pendente. 

Outra importante característica deste modelo reside na possibilidade de se fazer a inversão do posto de condução em apenas alguns segundos, o que é muito vantajoso para se trabalhar com maior precisão e visibilidade em determinadas tarefas. O Mach 4 Tony está igualmente disponível em versão de plataforma, com arco de segurança, tendo a marca disponibilizado para teste uma destas unidades sem cabine.
 

Hidráulico
O sistema hidráulico é de controlo eletrónico e permite uma elevação máxima traseira de 2.400 kg e uma elevação máxima dianteira (opcional) de 1.000 kg. A bomba, de 43 L/min ou de 52 L/min (opcional), fornece fluxo hidráulico a uma pressão de 160 bar. Pode ser configurado com até 5 distribuidores traseiros.

Chassis e rastos
Equipado com quatro sistemas de rastos desenvolvidos internamente pela Antonio Carraro – uma área em que a marca tem experiência desde há 15 anos –, este modelo está pensado para condições mais exigentes, onde é necessário manter uma maior performance de tração sem comprometer a compactação do solo.

Assenta sobre um chassis patenteado Actio que a marca utiliza já noutros modelos, permitindo este uma oscilação de 15° para garantir que as bandas dos rastos se mantêm em contacto com o solo, mesmo em terrenos mais irregulares.
De acordo com os responsáveis da marca, numa utilização mista padrão, em média, a duração de um jogo de bandas de borracha é de 3.000 horas, podendo no entanto chegar às 5.000 horas caso não seja feita uma utilização em condições extremas e caso não se façam regularmente percursos em alcatrão. Quanto à direção, esta é assegurada por dois cilindros hidráulicos posicionados na zona central de articulação do chassis, permitindo um raio de viragem 3,25 m.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos