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Tractor of the Year®

Tractor of the Year: New Holland T5.100 S candidato a Melhor Utilitário

29/03/2023

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A New Holland expandiu a família T5 com a chegada de dois novos modelos, o T5.90 S e o T5.100 S, que fornecem, respetivamente, 90 e 100 cv de potência. Este último integrou a lista de candidatos ao prémio Trator do Ano 2023 na categoria Melhor Utilitário. Foi no contexto dos testes em campo do TOTY que o experimentámos num evento organizado nos arredores de Bolonha, em Itália. A deslocação de cargas com um carregador New Holland 530 TL de paralelo mecânico originário da Stoll e a sementeira com um semeador da Mascar foram as tarefas realizadas.
 

Uma variante mais básica na série T5
A série T5 abarca uma faixa de potência que vai dos 80 aos 140 cv, sendo composta por diferentes variantes. Os recém-chegados modelos T5 S são os que oferecem a tecnologia mais básica dentro da série. Por ordem crescente ao nível das especificações que oferecem, as restantes variantes são: T5 Utility, T5 Electro Command, T5 Dynamic Command e T5 Auto Command.

Fabricados na Turquia, os T5 S seguem o conceito dos três modelos T4 S mas com dimensão e nível de potência mais altos. Posicionam-se na gama imediatamente abaixo dos T5 Utility, estando equipados com uma transmissão que é mais básica.

Motor FPT Fase V
O motor de 4 cilindros com 3,6 litros é proveniente da FPT, a marca irmã também pertencente ao Grupo CNH Industrial. Fornece 100 cv de potência e um binário de 450 Nm às 1300 rpm. A manutenção é feita em intervalos de 600 horas.
Está associado a um sistema de tratamento dos gases de escape de formato compacto, instalado no interior do capot, e que concilia os seguintes elementos: DOC+DPF+SCR. 
 

Transmissão 12/12
A transmissão mecânica é constituída por 4 relações distribuídas por 3 gamas e o inversor hidráulico do trator em teste dispensa o uso da embraiagem. No decorrer do trabalho com o carregador frontal, notámos que a transmissão se revela algo brusca nas mudanças de direção. Tratando-se de um modelo de baixas especificações, este trator não dispõe de ajuste da agressividade da transmissão, pelo que por vezes é conveniente recorrer-se à embraiagem para obter movimentos mais suaves e precisos.

Para os utilizadores que pretendam um nível de equipamento ainda mais básico, a marca oferece um inversor mecânico sincronizado na versão standard. Para os utilizadores que necessitam de superlentas, a New Holland disponibiliza a opção de transmissão de 20 relações, com creeper. Quanto ao eixo dianteiro, este dispõe de acionamento eletro-hidráulico de série.

Cabine
Assente numa estrutura de quatro pilares e piso plano, a cabine é climatizada e dispõe de um assento com suspensão a ar. No painel de instrumentos, encontramos elementos analógicos em combinação com um visor digital. Destacamos ainda a existência de uma escotilha superior destinada a facilitar a visibilidade em altura.
 

Hidráulico e TDF
O sistema hidráulico de controlo mecânico dispõe da funcionalidade Lift-o-Matic. Esta permite fazer a sequência de levantar e baixar a alfaia na linha de cabeceira a uma posição pré-definida, através de um controlo mecânico, o que se torna mais prático para o operador e tem como vantagem manter a alfaia regulada. Quanto à TDF, esta é de acionamento eletro-hidráulico, com arranque modulado para se obter um funcionamento mais suave.

Dispõe de velocidade proporcional ao avanço, mais três regimes: 540, 540E e 1000 rpm. No decurso da movimentação de carga que efetuámos, a bomba de 82 L/min que equipava a unidade ensaiada garantiu uma resposta adequada e rápida do carregador frontal. A alavanca de controlo do carregador inclui um comando de terceira função e também nos pareceu apropriada ao segmento em que este modelo se posiciona.

Tecnologia extra 
O T5.100 S caracteriza-se por ter uma estrutura de base bastante simples. Mas na lista dos equipamentos extra a New Holland disponibiliza para este modelo algumas ferramentas para agricultura de precisão. A nível de autoguiamento, pode ser configurado com o volante EZ-Pilot que dispõe de um motor elétrico integrado para controlar a direção. Este sistema de autoguiamento inclui a tecnologia de compensação do terreno T3, que aplica correções de trajetória quando se trabalha em terrenos inclinados ou irregulares.

O EZ-Pilot oferece uma precisão de GPS de +/-2,5 cm com a tecnologia RTK, e pode ser combinado com o monitor Intelliview IV. Outras ferramentas disponíveis para configuração neste trator são o sistema de telemetria PLM Connect, para integração numa frota, e a compatibilidade ISOBUS (UT/TC) que permite por exemplo realizar sementeira com aplicação de taxas variáveis, para seguir o plano definido num mapa de prescrição.

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