Notícias

Feiras e Eventos

SIMA e EIMA na mesma semana em 2020?

08/04/2019

Partilhe:

No calendário dos grandes salões europeus, a EIMA costuma abrir portas em Bolonha no mês de novembro (em anos pares) e o SIMA costuma realizar-se em Paris apenas três meses mais tarde, no mês de fevereiro do ano seguinte (em anos ímpares).

Mas a organização do SIMA decidiu alterar esta sequência e no dia 4 de abril lançou a bomba. Numa nota de imprensa que fala de “uma ambição renovada”, é dito que “o salão vai daqui em diante realizar-se em novembro dos anos pares em resposta à procura por parte dos expositores e visitantes internacionais, encaixando-se de forma mais lógica com o ciclo de decisão dos negócios”.
 
Passadas poucas horas, no dia 5, a EIMA, que é a feira diretamente afetada por esta decisão, reage em comunicado. “A decisão, que gera estragos no calendário internacional de eventos dedicados a máquinas agrícolas, tem como objetivo manchar a liderança da feira de Bolonha, prejudicando a indústria ao nível do planeamento da sua atividade e investimentos promocionais”.

Neste momento, as datas previstas são: SIMA 2020 - de 8 a 12 de novembro de 2020; EIMA 2020 - de 11 a 15 de novembro de 2020.

A FederUnacoma (entidade responsável pela EIMA) relembrou que os organizadores do SIMA comunicaram ainda durante o SIMA 2019, em fevereiro passado, que não iriam mexer no calendário e usam palavras duras, considerando esta decisão como “um acto nocivo e hostil”, inclusive por não ter sido discutida pela AXEMA (a associação francesa de fabricantes), no interior da CEMA (Associação Europeia de Maquinaria Agrícola).

A FederUnacoma refere que a EIMA, “afirmada na sua tradição e nos formidáveis resultados alcançados nas últimas edições, confirma as datas que estão definidas, de 11 a 15 de novembro de 2020, no complexo de exposições de Bolonha”.

Parece-nos pouco plausível que em 2020 se venham a realizar dois salões europeus, em dois mercados desta grandeza, como são o italiano e o francês, em datas parcialmente sobrepostas. Interessa agora perceber de que forma irá a indústria reagir e eventualmente condicionar esta anunciada alteração de calendário.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos