Notícias

Tech

Projeto MechSmart Forages estuda intensificação sustentável da produção de forragens

08/04/2019

Partilhe:

O motivo que deu origem ao projeto tem a ver com a procura de soluções que respondam à necessidade de intensificação sustentável da produção de forragens para suporte dos sistemas extensivos de produção animal na região do Alentejo, atendendo às condicionantes edafoclimáticas das regiões mediterrânicas, mesmo em parcelas sob pivot, e o atual cenário de alterações climáticas que se tem vindo a acentuar.

O projeto desenvolve-se numa parcela da Herdade Experimental da Comenda, em Caia, Elvas, numa área de 30 hectares. É constituído por um consórcio entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Associação Criadores de Bovinos Mertolengos, a CNH Portugal, a Fertiprado, a AgroInsider, a TerraPro, a Herdade Nave do Grou, a APOSOLO, o ICCAM e a Farming Agrícola.

Luís Alcino Conceição é professor do Instituto Politécnico de Portalegre e da Escola Superior Agrária de Elvas, e Investigador do VALORIZA/IPP e do ICAAM/UÉvora. Tem dirigido o seu trabalho de investigação no sentido de associar novas práticas de mecanização e agricultura de precisão tanto à produção animal como à gestão de culturas. Em 2017 abraçou a coordenação do projeto MechSmart Forages. As linhas gerais do projeto podem ser consultadas aqui.

Leia mais na edição de maio/junho da revista abolsamia.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos