Notícias

Tech

John Deere apresenta Trator elétrico com cabo GridCON para comandar operações de larga escala

19/07/2021

Partilhe:

A John Deere tem intensificado o seu trabalho de investigação no sentido de encontrar soluções mais económicas e rentáveis para os agricultores e a última ideia foi projetada num vídeo intitulado "O futuro da agricultura como você nunca imaginou": neste, dá a conhecer o Trator GridCON, totalmente elétrico e autónomo a operar no campo, que pode ser acoplado a um conjunto de tratores Joker igualmente elétricos devido ao cabo GridCON que tem cerca de mil metros de comprimento, o qual tem a capacidade de ligar-se e desligar-se automaticamente. O Trator GridCON pode ser controlado de forma remota, em que quem o controla passa a informação das ações que pretende que a máquina faça no campo em tempo real. Este trator que comanda o pelotão possui um sistema de transmissão totalmente elétrico de 100 kW (136 cv) e uma unidade de potência adicional que oferece até 200kW (272 cv).

Veja o vídeo AQUI.

O cabo GridCON é conectado a uma (ou mais) combinações autónomas de tratores Joker através de um cabo de alimentação aérea que lhes fornece energia elétrica. No vídeo, é possível observar como um trator GridCON e 5 Jokers, todos interligados, mostram capacidade para cumprir um sistema de produção agrícola autónomo e sincronizado em larga escala.

Nicolai Tarasinski, gestor de engenharia avançada da John Deere, já tinha levantado um pouco o véu sobre este novo Trator elétrico GridCON em março deste ano: “O GridCON é um conceito de como poderíamos alimentar o Joker, com um longo cabo de alimentação. Nesse aspecto, a autonomia é ideal, pois para o condutor é difícil gerir a logística do cabo de alimentação. Fomos inspirados por tecnologias semelhantes de há 100 anos e dos holandeses, que usam uma mangueira de arrasto longo de forma a transportar lama de um depósito ou tanque para um injetor no campo.”

Fonte de energia externa

Segundo a John Deere, a fonte de alimentação externa está localizada na fronteira do campo e é conectada através do cabo do Trator GridCON. A energia elétrica é transferida para os jokers através da ligação de cabos aéreos com uma extensão máxima de 35 metros, sendo a supervisão do pelotão feita através de um controlo remoto por uma pessoa, podendo definir todas as ações do conjunto de tratores. Relativamente à questão da alimentação dos tratores, a John Deere explica que o hidrogénio ainda tem muitas restrições como fonte de energia, pelo que uma célula de combustível permitiria abastecer todo o pelotão em operação.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 20 de julho 2021.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos