Incentivos
Bruxelas empresta 1000 milhões a jovens agricultores
03/05/2019
A Comissão Europeia (CE) e o Banco Europeu de Investimentos (BEI) anunciaram a criação de um pacote de empréstimos no valor de 1000 milhões de euros, dirigido especificamente a jovens agricultores.

A medida, anunciada pelo Comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, e pelo vice-presidente do BEI, Andrew McDowell, visa colmatar uma lacuna identificada pela CE, segundo a qual 27% dos pedidos de empréstimo submetidos aos bancos, em 2017, por jovens agricultores, foram rejeitados.
Segundo Phil Hogan, “o acesso ao financiamento é crucial e com frequência é tido como um obstáculo para os jovens que desejam ingressar no setor. Com apenas 11% dos agricultores europeus abaixo dos 40 anos de idade, apoiá-los é uma prioridade para a Comissão e para a Política Agrícola Comum pós-2020.”
O programa será administrado em cada Estado-membro por bancos que operem no espaço da UE, será regido pelo princípio segundo o qual “a primeira admissão de pedido será a primeira a ter resposta” e não estabelecerá quotas ou limites para cada Estado-membro.
Segundo a CE e BEI, estes empréstimos prevêem taxas de juro mais baixas e períodos mais longos para início do período de amortização do empréstimo contraído (até cinco anos) e para reembolso da sua totalidade (até 15 anos).