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Tecnologias para controlar o pivot a partir do sofá

20/12/2022

A Lindsay, empresa especialista em soluções de irrigação e infraestruturas há mais de 50 anos, tem desenvolvido tecnologias para aplicação em pivots de rega, de forma a melhorar a efetividade dos mesmos mas também aliviar o trabalho duro dos agricultores no terreno. Desde logo o FieldNET, tecnologia que já é conhecida - e utilizada pelos responsáveis da Quinta da Lagoalva Equipamentos, Lda, distribuidor da marca em Portugal - e tem vindo a sofrer sucessivas atualizações para poder desempenhar um maior número de funções: com um simples smartphone, o operador pode controlar o sistema de rega sentado no sofá e definir em tempo real toda a atividade do pivot.

Esta tecnologia inclui ainda o FieldNET Advisor, um serviço de recomendação de rega que aconselha o utilizador do pivot em função do local e cultura específica em que a mesma é feita. No stand da Lindsay presente no SIMA 2022, encontrámos Bruno Perroni, Marketing Manager da Lindsay na Europa, que nos explicou a importância de “controlar o sistema de rega dos pivots e a rota dos mesmos nos campos”.

Se o FieldNET dá indicações sobre a saúde dos terrenos e o comportamento dos pivots, já a tecnologia SmartPivot, apresentada como a grande novidade da Lindsay em Paris, traduz-se num conjunto de tecnologia de sensores de deteção de avaria, sistema já implementado hoje em dia na indústria automóvel.



“Antigamente, quando o pivot parava, era preciso ir uma pessoa ao local averiguar o que se tinha passado. Hoje em dia, isso traz dois problemas: ou não há funcionário ou não temos tempo para lá ir. Com o Smart Pivot, solucionamos as duas questões e mudamos a forma de atuar de quem gere os pivots”, explicou Bruno Perroni. Imaginemos que o seu pivot tem um sensor de pressão dos pneus e esse, através do FieldNET, informa-o a tempo de evitar que o pneu se danifique e provoque uma avaria no motor? É este tipo de informação que o SmartPivot lhe pode dar através dos sensores: deteção de falha de alinhamento e em que torre se verifica; deteção de um motor a consumir uma potência superior ao normal; ou deteção de um pneu a perder ar e qual o pneu. Neste caso, se o problema identificado impede o pivot de trabalhar, acende-se uma luz vermelha no interface do Machine Health do SmartPivot; se não impedir, é acesa uma luz amarela, para que o operador possa resolver o problema remotamente. Em ambos os casos, é sinalizada a torre do pivot ou o pneu em causa, sendo enviada ainda um SMS de alerta para o operador.

Refira-se que a tecnologia SmartPivot já está a ser ensaiada. “Esta tecnologia deve chegar aos EUA no início de 2023 e à Europa no verão. Em Portugal prevemos que se iniciem testes no final de 2023 e o equipamento deve começar a ser entregue em 2024”, explicou Bruno Perroni, antes de revelar que, “além do inglês, a tecnologia terá uma versão em português e outra em espanhol”.
 

Qualquer pivot elétrico ‘veste’ Lindsay Zimmatic

Na presença de Bernardo Ribeiro, Diretor geral da Lagoalva Equipamentos e Serviços, Lda, e de Abílio Pereira, técnico agrícola do Grupo Lagoalva, conhecemos ainda os painéis centrais da Lindsay: 712C e 700C. “Temos o painel 712C, que mostra um ecrã tátil de grande dimensão, semelhante ao da aplicação móvel e muito intuitivo, de forma a podermos gerir o pivot como se estivéssemos no campo. Há também a versão 700C, com todas as funções do 712C mas sem o écrã tátil”, explicou Bruno Perroni, o qual também apresentou o painel PivotControl: permite aplicar a tecnologia FieldNET a todos os pivots. “Este sistema aplica-se a qualquer tipo de pivot elétrico, seja de que marca for e o interface fica exatamente igual. É como se o pivot ‘vestisse’ a capa da Zimmatic para ser controlado remotamente”, concluiu.

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