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Snarler AT6 ST: Garras apontadas ao mercado

22/05/2023

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Uma versão mais leve, mais acessível, mas também ela reforçada para responder às necessidades do mercado profissional”. Foi com esta breve descrição que os responsáveis da Multimoto nos receberam na Quinta da Lagoalva de Cima, em Alpiarça, durante o lançamento de um novo modelo ATV da Segway mais apropriado para uso profissional.

O novo Snarler AT6 ST é uma versão mais ‘solta’ do SE, já que se libertou de vários apetrechos que os clientes consideravam desnecessários para uso profissional e ‘reforçou-se’ em alguns pontos úteis: maior capacidade de resposta do motor, acrescida capacidade de tração de arrasto e de carga nas grelhas, além de um binário mais poderoso para responder aos desafios das tarefas de trabalho.

O estilo felino deste ATV passeou pelos percursos de terra batida, por entre o olival e as vinhas da Quinta da Lagoalva, tendo este modelo ST demonstrado uma desenvoltura apreciável, já que esta versão parte da variante curta que apresenta menor distância entre-eixos, tornando-se, assim, especialmente ágil em terrenos difíceis e zonas estreitas e sinuosas. O próprio motor e as alterações efetuadas na transmissão CVTech (um evoluído e fiável variador contínuo de controlo eletrónico) contribui para a pujança nos terrenos mais íngremes e instáveis.

Com o objetivo de entrar no mercado profissional, para poder responder a uma necessidade manifestada pelos clientes nos últimos dois anos, a Segway resolveu adaptar um modelo capaz de oferecer qualidade e destreza em todo o tipo de trabalhos na vinha, amendoal, olival ou até na recolha e tratamento de gado.


Diferenças face aos modelos de lazer
A destreza e força do novo Snarler AT6 ST deram nas vistas durante o percurso de apresentação da Moto4. Convém destacar que, apesar da vocação monolugar, este veículo está homologado para duas pessoas. O caderno de encargos desta proposta da Segway previa uma “melhoria no desempenho” nos trabalhos de campo, como explicou Hugo Santos, diretor comercial da Multimoto.

“Este Snarler AT6 ST tem uma capacidade de tração de arrasto que ascende aos 600kgs homologados, com 400kgs de capacidade de reboque e 100kgs de capacidade de carga nas grelhas (40 frente/60 atrás). Além disso, apresenta um binário muito interessante de motor, que chega aos 48 Nm à roda”, explicou, acrescentando ainda outras alterações que visaram adaptar este modelo ao mercado profissional: “Removemos a T-Box, uma tecnologia pioneira da Segway relacionada com a conectividade móvel, retirámos as proteções de plástico que embelezavam as grelhas e trocámos as restantes por umas em plástico injetado que, em caso de risco acidental, não implicam repintura. Tirámos ainda as proteções de mãos e o guincho elétrico passou a ser um acessório, ficando apenas a fixação para o reboque manual. O objetivo foi retirar extras de forma a melhorar a performance e a durabilidade e permitir um preço ainda mais competitivo. Por fim, as únicas cores disponíveis, pelo menos para já, são o laranja e o preto.”

Motor e sistema de travões

Ainda que o motor seja o mesmo da versão S, um monocilindro a quatro tempos com 567cc e 44,2cv de potência, a capacidade de resposta será diferente por um motivo. “Pegámos no nosso Snarler AT6 SE, um veículo curto de distância entre eixos (130 cms), e implementámos algumas melhorias nos componentes, nomeadamente na performance, com uma aposta central no sofisticado variador CVTech, obtendo uma maior capacidade de resposta do motor com uma superior garantia de qualidade e fiabilidade.” No sistema de travões, também há uma novidade. “Em vez dos quatro discos, este modelo tem agora três discos. Duplo na frente e um disco central ao diferencial traseiro, que atua sobre as duas rodas”, revelou Hugo Santos.

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