Notícias

Empresas

Monarch Tractor em crise: a promissora startup pode estar em risco

16/12/2025

Partilhe:

Segundo um memorando interno que se tornou publico, a startup norte-americana planeia despedir mais de 100 trabalhadores, quase um terço dos seus quadros, e admite a possibilidade de encerrar as operações caso a reestruturação falhe.

Fundada em 2018 por Carlo Mondavi, a Monarch atraiu mais de 220 milhões de dólares em investimento e entregou cerca de 500 tratores, desenhados especialmente para vinhas e pomares. No entanto, as falhas operacionais, a perda do fabricante parceiro Foxconn e uma mudança radical no modelo de negócio colocaram a empresa em terreno instável.

Cortes, saídas e processos judiciais. 

A startup já iniciou cortes nas suas equipas na Califórnia, Índia e Singapura, reduzindo significativamente a sua operação global. Um dos seus cofundadores, Mark Schwager (ex-Tesla), também anunciou a saída da liderança executiva, embora continue ligado ao conselho de administração.

Em simultâneo, a empresa enfrenta um processo judicial movido pela distribuidora Burks Tractor, no estado do Idaho, que alega que os tratores entregues em 2024 apresentavam defeitos graves e não conseguiam, na prática, operar de forma autónoma. A Monarch rejeita essas acusações, mas o caso está em tribunal.

No início deste ano, a empresa perdeu também o apoio da Foxconn, que tinha a seu cargo a produção dos tratores elétricos na fábrica de Ohio. Esta perda obrigou a Monarch a reavaliar toda a sua cadeia de produção e acelerar a transição para um modelo centrado no software autónomo.

Segundo o CEO da Monarch Tractors, Praveen Penmetsa, mais de 70% das receitas atuais já provêm do licenciamento de software, e a empresa espera que este segmento continue a crescer em 2026. Ainda assim, o memorando interno reconhece que a fase de transição representa um risco real de encerramento total, caso não se revele financeiramente sustentável.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos