Notícias

Agritechnica

TAFE reforça ambições europeias com nova gama e primeiro híbrido

16/12/2025

Partilhe:

Presente com um stand moderno e luminoso, no qual era possível observar uma extensa oferta de tratores, além de várias outras inovações e tecnologias que o fabricante indiano tem vindo a desenvolver (algumas delas já estão, de resto, em comercialização), em primeiro destaque, no espaço da TAFE, surgia aquele que será o primeiro trator híbrido da marca: o EVX75, para já apenas um protótipo, mas com garantia de chegada aos mercados da Europa em 2027.


“Este trator é uma verdadeira inovação, já que conta com um trem de força que combina a eficiência de um motor elétrico, com um motor Diesel”, explicou, à revista abolsamia, o CTO e President Business Development da TAFE, Massimo Ribaldone. Acrescentando que, com este novo sistema híbrido (e-Brake), o motor de combustão funciona sempre “na faixa de maior eficiência”, tendo como único objetivo carregar a bateria, enquanto o motor elétrico fica encarregue, juntamente com uma “transmissão multimotor”, de fazer avançar o trator, “sem qualquer intervenção direta do diesel”. “Com 90 cv de potência, os testes já realizados revelaram uma redução no consumo de combustível em torno dos 20%”, afiança Ribaldone, garantindo, ao mesmo tempo, “autonomia, eficiência e silêncio nas operações urbanas”.

Além deste híbrido, novidade era também o primeiro trator elétrico, EV28, este com chegada prevista aos mercados europeus já na primeira metade de 2026. A anunciar, segundo o mesmo responsável, “35 cv de potência, uma bateria NMC de 20 kWh capaz de garantir até 4 horas de operação no campo e um carregamento rápido em apenas 1 hora”. Além disso, “será lançado inicialmente na versão open station, mas poderá vir a incluir elevador frontal e cabine”.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos