Feiras e Eventos
Mecanização agrícola em destaque no Festival do Pão de Mafra
09/07/2019
O percurso da mecanização agrícola e a sua evolução desde o primeiro quartel do séc. XX está em destaque na zona fronteira ao Palácio Nacional de Mafra, adjacente ao Jardim do Cerco, onde se realiza, até 14 de julho, o tradicional Festival do Pão.
Organizado pela autarquia de Mafra, o certame, que já vai na décima edição, dá grande visibilidade à produção do pão, principal alimento da humanidade e importante atividade empresarial do concelho, ao mesmo tempo que uma grande montra da identidade da região saloia.
Terá sido por volta dos anos 50 do século passado que o trator agrícola foi introduzido no concelho de Mafra, registando-se, desde então, uma profunda alteração das práticas de cultivo. Há registo, desde os anos 30, de alfaias mecanizadas, e do surgimento, mais tarde, dos tratores com rodas metálicas e com motores movidos a petróleo.
Alguns desses artefactos e máquinas, autênticas raridades e peças de coleção, têm despertado grande curiosidade dos visitantes do Festival e do Real Edifício de Mafra (conjunto arquitetónico composto por Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada), desde dia 7 de julho inscrito, tal como o Santuário do Bom Jesus, em Braga, na lista do Património Mundial da UNESCO, na sequência da deliberação do Comité do Património Mundial, que se reuniu em Baku, no Azerbaijão.