Notícias

Feiras e Eventos

Mecanização agrícola em destaque no Festival do Pão de Mafra

09/07/2019

Organizado pela autarquia de Mafra, o certame, que já vai na décima edição, dá grande visibilidade à produção do pão, principal alimento da humanidade e importante atividade empresarial do concelho, ao mesmo tempo que uma grande montra da identidade da região saloia.

Terá sido por volta dos anos 50 do século passado que o trator agrícola foi introduzido no concelho de Mafra, registando-se, desde então, uma profunda alteração das práticas de cultivo. Há registo, desde os anos 30, de alfaias mecanizadas, e do surgimento, mais tarde, dos tratores com rodas metálicas e com motores movidos a petróleo.

Alguns desses artefactos e máquinas, autênticas raridades e peças de coleção, têm despertado grande curiosidade dos visitantes do Festival e do Real Edifício de Mafra (conjunto arquitetónico composto por Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada), desde dia 7 de julho inscrito, tal como o Santuário do Bom Jesus, em Braga, na lista do Património Mundial da UNESCO, na sequência da deliberação do Comité do Património Mundial, que se reuniu em Baku, no Azerbaijão.

Pesquisa

Vídeos mais vistos

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER
SIGA-NOS
Rua Nelson Pereira Neves, Lj 1 e 2
2670-338 Loures - Portugal
abolsamia@abolsamia.pt
T (+ 351) 219 830 130
abolsamia, 2019 © Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Política de privacidade