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Dossier: Tratores elétricos, a revolução na agromecânica

23/05/2023

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Falar de eletrificação na agromecânica pode suscitar emoções mistas. Há sempre um certo entusiasmo quando se aproxima a passos largos uma revolução tecnológica sem paralelo na história recente, mas, por outro lado, os desafios que se colocam face às particularidades deste setor de atividade suscitam dúvidas e incertezas nos fabricantes e utilizadores de máquinas agrícolas.

No espaço de apenas alguns anos, foram apresentados variadíssimos projetos diferentes, e envolvendo diversos segmentos de mercado, que vão dos veículos autopropulsionados aos equipamentos. A fim de evitar ainda maiores confusões, vamos centrar as atenções deste artigo nas novidades em tratores elétricos e híbridos, deixando de lado toda a restante agromecânica com emissões zero.

New Holland

O último modelo, seguindo uma ordem cronológica, a juntar-se à inovadora categoria de tratores elétricos é o New Holland T4 Electric Power, o protótipo revelado no evento CNH Industrial Tech Day realizado em Dezembro no Arizona. O projeto baseia-se num motor elétrico capaz de desenvolver cerca de 90 kW (120 cv) de potência e 440 Nm de binário, que será alimentado por uma bateria exclusiva com capacidade de oferecer até um dia inteiro de utilização com apenas uma carga e que será recarregável em apenas 1h. O trator, cuja produção terá início no final de 2023, possui um sistema de tração dupla e pode atingir velocidades de até 40 km/h nas ligações por estrada. O T4 Electric Power foi desenvolvido em colaboração com a Monarch Tractor, uma empresa californiana de tratores especializados, na qual a CNH Industrial detém uma participação desde 2021.

Monarch Tractor

Durante o Verão de 2022, a anteriormente referida Monarch Tractor (empresa especializada em tratores elétricos) marcou a atualidade ao anunciar o início da produção em série de um veículo elétrico completo chamado MK-V, equipado com uma unidade de propulsão capaz de fornecer 30 kW (40 cv) de potência contínua. Apesar do seu design não se coadunar perfeitamente com os padrões estilísticos agrícolas a que estamos habituados, o MK-V merece, no entanto, atenção e um lugar na nossa visão geral em virtude da sua tecnologia de hardware e software de alta qualidade que é o resultado de diferentes parcerias estratégicas globais.

Goldoni Keestrack

Na Eima em Bolonha, o trator Keestrack B1e, 100% elétrico, estava em destaque no stand da Goldoni. Esta máquina deriva da aliança tecnológica assinada pelo grupo belga com a empresa suíça Rigitrac, que já se tinha tornado protagonista no universo da eletrificação de tratores em 2018 com o seu próprio modelo totalmente elétrico, o SKE 50.
A Keestrack juntou-se ao novo projeto de trator elétrico do fabricante suíço, o SKE 40, e decidiu concentrar a sua produção, já a partir do Verão de 2023, na fábrica italiana de Migliarina di Carpi, prevendo uma distribuição subsequente do modelo com as duas marcas: Rigitrac SKE 40 na Suíça, Áustria e sul da Alemanha; Keestrack B1e no resto da Europa e fora do Velho Continente. O trator possui cinco motores elétricos: um dedicado à tração, dois para as tomadas de força frontal e traseira, um para acionar o elevador e o distribuidor mais um quinto para a bomba de calor. De acordo com os engenheiros, a potência total que pode ser gerada é de 108 cavalos (80 kW). A bateria, integrada ao longo do chassis para uma melhor distribuição de peso, permite uma autonomia de 4 a 6 horas, dependendo da aplicação; é quase totalmente recarregada (80%) em menos de 2 horas através de uma tomada convencional.

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