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Tractor of the Year®

JCB Fastrac 4220 iCon: Com uma brisa de contemporaneidade

23/05/2023

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O Fastrac foi-nos apresentado em Staffordshire, Inglaterra, perto das instalações principais da JCB, mais precisamente em Wootton Estate, uma propriedade agrícola que pertence a Lord Bamford, o presidente e proprietário da companhia. No decorrer do evento, a JCB proporcionou-nos um verdadeiro banquete, com várias unidades do Fastrac 4220 postas à nossa disposição, cada uma dedicada a uma tarefa específica, a demonstrar a versatilidade destes tratores.
 
A série 4000 foi lançada em 2014 e no ano seguinte estivemos em Inglaterra para a conhecer numa sessão de testes em campo (abolsamia edição 99). Voltámos a encontrar os Fastrac no nosso caminho quando visitámos um prestador de serviços da costa vicentina, e depois também numa sessão organizada na Feira de Santarém em 2019 quando o motor passou a ser Fase V. No início de 2022, a marca fez uma atualização de funcionalidades, repensou o interface de comandos, e candidatou o Fastrac 4220 ao prémio Tractor of the Year, tendo este modelo acabado por ser distinguido com o galardão Sustainable TOTY 2023. Decorria ainda o mês de setembro quando voltámos a Inglaterra com a equipa do TOTY para descobrir o que mudou nesta nova geração. 
 

O 4220 no topo da série
A série 4000 é composta pelos modelos 4160, 4190 e 4220, que disponibilizam, respetivamente, 178, 210 e 240 cv de potência máxima.


Motor AGCO Power
O motor de 6 cilindros e 6,6 litros que propulsiona este modelo é fornecido pela AGCO Power e cumpre as normas da Fase V. Disponibiliza 218 cv de potência nominal e 240 cv de potência máxima. A manutenção é feita a cada 600 horas.


Transmissão
A JCB recorre à transmissão de variação contínua do Grupo AGCO, que é utilizada por exemplo nos Fendt 700 Vario Gen6. Com duas gamas, permite alcançar uma velocidade de 60 km/h a um regime de 1750 rpm, sendo a velocidade máxima de 63 km/h. 
Com o novo interface, deixa de ser necessário predefinir o uso do pedal de condução ou do joystick, podendo o condutor alternar entre um e outro durante a operação. E foi adicionado um novo modo de comando da transmissão, que se assemelha ao padrão seguido pelas outras marcas.
No novo modo JCB Pro, o movimento do joystick para a frente e para trás altera a velocidade de avanço, para a esquerda faz de inversor (como nos Fendt) e para a direita dá acesso a ajustes mais precisos de velocidade.
Mas o software dá ao condutor a possibilidade de optar pelo modo JCB Classic, que vinha de trás nos Fastrac, e que para alguns operadores fará mais sentido, em que ao deslocar o joystick para a esquerda ou direita altera a velocidade de avanço, e para a frente e para trás altera o sentido de marcha.


Cabine e interface iCon
Desenvolvida pela JCB para uso agrícola nos Fastrac, é francamente uma das cabines mais confortáveis e funcionais do segmento. Com a estética exterior e a parte estrutural do trator a manterem-se inalteradas, a brisa de contemporaneidade que a JCB pôs nos Fastrac está no interior da cabine e deve-se ao novo interface de comandos iCon. Este é constituído por um apoio de braço redesenhado, e por um monitor posicionado no campo de visão do condutor, que substitui o anterior monitor colocado no pilar B da cabine. Na prática, o interface iCon oferece um posto de trabalho mais ergonómico, e um software mais rápido, mais personalizável, associado a novas funcionalidades e com compatibilidade ISOBUS.

Quanto ao joystick multifunções, totalmente distinto do anterior, integra 9 botões, sendo cinco deles personalizáveis. Existe ainda um segundo joystick para controlo de funções hidráulicas, entre elas, o controlo de um carregador frontal.
O sistema de gestão de viragens nas cabeceiras foi revisto. Pode agora comportar mais perfis de operador e a memorização de um maior número de sequências, para trabalhar com combinações de alfaias ou com equipamentos que sejam mais complexos. 

Uma funcionalidade ainda não disponibilizada pela JCB, e da qual se sente a falta comparativamente com os modelos de topo da concorrência, é um sistema para manobras automatizadas na cabeceira. Os responsáveis da marca revelam no entanto que estão a desenvolvê-lo, prevendo que fique disponível num período até três anos. A telemetria Livelink da JCB está disponível para o Fastrac e é monitorizada a partir de uma sala de operações no quartel-general da marca, em Rocester, no condado de Staffordshire.


Chassis, suspensão e travões
O motor e a transmissão estão completamente instalados no interior de um chassis, protegidos de forças torcionais. Tal como o chassis e o sistema de suspensão de ambos eixos, os próprios eixos são fabricados internamente pela JCB, embora integrando alguns componentes fornecidos pela Dana. Os travões são de disco externos, a seco, às quatro rodas, com ABS. Esta arquitetura garante maior performance de travagem e uma melhorada refrigeração, facilitando também a manutenção já que o acesso aos componentes está facilitado.

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