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Tractor of the Year®

Landini REX 4-120 GT Robo-Shift: Talhado para vinhas largas, pomares e olival

23/05/2023

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Foi o representante da Landini no prémio Trator do Ano, tendo disputado a categoria Melhor Especializado 2023. Foi nesse contexto que o experimentámos na Alemanha, durante uma sessão de condução organizada pela marca.


A série Rex 4
São quatro as variantes que compõem a série Rex 4: F (para pomares), S (para pomares estreitos), V (para vinhas estreitas) e GT (para campo aberto e pomares de maior espaçamento). Diferenciam-se maioritariamente a nível das dimensões gerais, e em particular a nível da cabine e largura de via. O modelo Rex 4-120 GT é o mais potente da série, tendo abaixo dele os modelos Rex 4-80 GT, Rex 4-90 GT, Rex 4-100 GT, e Rex 4-110 GT. Estes cinco modelos cobrem uma faixa de potência que vai dos 75 aos 112 cv.


Motor
Fornecido pela Deutz, o motor de 4 cilindros e 2,9 litros garante neste modelo testado uma potência máxima de 112 cv. Cumpre a norma de emissões da Fase V, recorrendo para isso a um sistema combinado DOC+DPF+SCR que se encontra instalado no interior do capot. O intervalo de manutenção foi alargado, passando agora para as 1.000 horas de utilização.
O depósito de combustível encontra-se por detrás e sob a cabine, estando o bocal de enchimento situado junto ao pilar traseiro esquerdo. A bateria e o reservatório do Ad Blue estão no compartimento do motor.
Comparativamente com marcas concorrentes que neste segmento utilizam motores de cilindrada mais alta e a que está associado um mais elevado nível de ruído, este Deutz revelou-se com um funcionamento suave e silencioso, devendo-se também a ele as dimensões compactas que o trator apresenta.


Transmissão Robo-Shift
Desenvolvida internamente pela Argo Tractors, a transmissão tem um escalonamento 32/16 (HML) ou, em opção, de 48/16 (HML + creeper). Podemos alternar entre as quatro relações sob carga de modo robotizado (APS – Auto PowerShift) ou de modo manual através do joystick multifunções SmartPilot. Já a passagem de gamas é feita em modo manual através de uma alavanca colocada junto à base do assento.


Cabine
Assente numa estrutura de quatro pilares, a cabine apresenta-se com um piso quase plano, ligeiramente ondulado ao centro. O sistema de suspensão mecânica, desenvolvido em parceria com a ZF-Sachs, conta com hidro-sinoblocos na frente e amortecedores atrás.
A bordo, o posto de condução proporciona um bom acolhimento ao operador, com o ambiente de comandos a seguir a linha do que encontramos nos tratores de maior dimensão da Landini. O cliente pode optar por configurar a cabine com filtros de carbono ativo e pressurização, obtendo assim uma proteção de categoria 4.


Hidráulico e TDF
O sistema hidráulico de centro aberto e controlo eletrónico pode ser configurado com até 4 distribuidores traseiros mecânicos ou eletro-hidráulicos. Em posição central, pode ter até 4 distribuidores eletro-hidráulicos e uma válvula de retorno livre. A TDF traseira pode ser de duas ou de quatro velocidades e a TDF dianteira está configurada para um regime de 1.000 rpm. Ambas são de acionamento eletro-hidráulico.


Direção e eixo dianteiro
O sistema de direção ADS apresenta algumas particularidades. A firmeza dos movimentos do volante é proporcional à velocidade de avanço e o volante faz automaticamente um regresso à posição central após uma viragem na cabeceira.
Em opção, o eixo dianteiro pode ser configurado com suspensão e com travões de disco banhados a óleo.

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