Notícias

Teste em campo

Demonstração: Máquina de Colheita em Contínuo de Azeitona

27/03/2018

Partilhe:

A Herdade da Torre das Figueiras, em Monforte, recebeu uma demonstração de colheita de azeitona, no âmbito do projeto PRODER “Avaliação do desempenho da Máquina de Colheita em Contínuo da Azeitona (MCCA)” financiado pelo PRODER Medida 4.1. “Cooperação para a Inovação” - Promoção do conhecimento e desenvolvimento de competências, em dezembro de 2017.

Durante os quatro anos de duração do projeto PRODER foi avaliado o desempenho do protótipo da Máquina de Colheita em Contínuo de Azeitona, desenvolvida no âmbito do projeto MCCA II – Máquina de Colheita em Contínuo de Azeitona, executado em parceria pela empresa Victor Cardoso Lda. e pela equipa de mecanização do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.

Esta avaliação foi efetuada em olivais intensivos com o objetivo de maximizar a eficiência de destaque de azeitona, a capacidade de trabalho do equipamento tendo em vista minorar as perdas de azeitona para o solo.

Esta solução inovadora, proposta pela MCCA, pretende contribuir para a implementação da colheita contínua de azeitona nos olivais intensivos, em alternativa à tradicional colheita com vibrador de tronco.

Foram avaliados três aspetos: os parâmetros de funcionamento da MCCA; a resistência do material de desgaste da MCCA no que se refere ao mastro vibratório, à interface com a árvore e aos tapetes transportadores; e a adequação do olival para optimizar a colheita por vibração da copa em contínuo.

Trata-se de equipamento constituído por duas unidades idênticas que trabalham simetricamente à direita e à esquerda da linha de oliveiras, sendo cada uma das unidades semi-rebocada por um trator agrícola. O facto de o equipamento abordar as árvores lateralmente, não impõe limitações ao desenvolvimento das mesmas, pelo que poderá ser utilizada em olivais intensivos sem limitações na variedade de azeitona utilizada.

A equipa de projeto é composta por José Maria Falcão e José Manuel Reis, da Carrilha de Palma Sociedade Agrícola, Lda; e por António Bento Dias, José Oliveira Peça e Anacleto Cipriano Pinheiro, da Universidade de Évora/ICAAM.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos