Notícias

Carregadores Frontais - A Evolução

12/10/2015

Entre as máquinas expostas, encontrámos um Ferguson TE20 equipado com um carregador frontal de apenas um braço, que na época foi desenhado para tratores pequenos, das marcas Fordson e Ferguson.
Era desmontável, possuía um único cilindro hidráulico de elevação, e o movimento de descarga era acionado através de uma alavanca. Esta alavanca estava ligada a um cabo de aço que ao ser puxado destrancava o balde. Com denominação Si-draulic, foi comercializado a partir de 1953.
Mas este não foi o primeiro carregador frontal da JCB. A marca começou a comercializar logo em 1949 o modelo Major Loader (na foto abaixo, instalado num trator Nuffield). Possuía dois cilindros hidráulicos e o balde era igualmente destrancado através de um cabo de aço.

Precisamente no mesmo ano, na Escandinávia, a marca sueca Alö deu início à comercialização de um carregador frontal baseado num modelo experimental desenhado em 1947.Estes foram os primeiros tempos e desde então muita coisa mudou.
Como deve calcular, no museu da JCB há muito mais para ver, e a bem dizer estes equipamentos fazem parte de um passado já longínquo da marca. Mas esta visita à JCB coincide com a publicação de um dossier técnico sobre carregadores frontais que divulgamos n’abolsamia nº 98, que está nesta altura a sair da gráfica.
É esta a razão por que trazemos até si este exemplar histórico que encontrámos num canto do museu. Para que ao ler o dossier técnico, e ao inteirar-se acerca das inovações mais recentes, tenha também uma perspetiva acerca de onde vêm estes equipamentos. Boas leituras!

Pesquisa

Vídeos mais vistos

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER
SIGA-NOS
Rua Nelson Pereira Neves, Lj 1 e 2
2670-338 Loures - Portugal
abolsamia@abolsamia.pt
T (+ 351) 219 830 130
abolsamia, 2018 © Todos os direitos reservados | Avisos Legais