Notícias

Feiras e Eventos

Apolinários Irmãos e Agridirect festejam dia de Portas Abertas e reúnem mais de mil pessoas

19/12/2022

Partilhe:

O dia 1 de dezembro foi de festa, em Benfica do Ribatejo, e nem o sol faltou para festejar o evento organizado pelas duas empresas familiares, Apolinários Irmãos e Agridirect. “Este é um dia muito importante para nós pois reunimos aqui fornecedores, fabricantes, clientes e amigos da casa e procuramos falar com todos para discutir novas ideias e novas máquinas. A última vez que fizemos uma festa destas foi há 6 anos”, contou Nuno Paim, gerente da Agridirect, empresa que partilha instalações com a Apolinários Irmãos, Lda. Para João Apolinário, gerente da Apolinários Irmãos, o investimento feito neste dia, em que se inscreveram “mais de 1.000 pessoas”, terá retorno.

Toda a equipa colaborou para que nada faltasse: entre sopas, castanhas, bifanas e doces, não faltou a diversão para os mais pequenos e para os adultos e os esperados reencontros. O ambiente, com decoração natalícia, sob a supervisão da Ana Sofia Paim, estava impecável.

Relativamente a novidades nesta ‘mini-feira’ que reuniu visitantes de norte a sul do país, Nuno Paim destacou três: “O atomizador para vinhas em espaldar da Mañez y Lozano, o reboque expulsor da Herreros e uma campanha de preços da Lemken. O reboque HMF 90 da Herreros, é um reboque que não bascula para fazer a descarga, em vez disso tem um sistema que expulsa a carga, horizontalmente, através de um piston. Tem várias portas de encaixe e o que está hoje em exposição equipa com um espalhador de estrume. É um HMF 90 de 9 metros, com capacidade para 38 metros cúbicos. Há outro modelo maior de 9,80 metros”, explicou Nuno Paim.

O atomizador estreito N-Twister da Mañez y Lozano exclusiva e especificamente desenhado para vinhas em espaldar, tem em conta todas as particularidades desta cultura e usa a tecnologia Twister. Permite o tratamento em 4 ½ lados da vinha em cada passagem e é possível acoplar bicos superiores para árvores e inferiores, anti-botrytis para videiras em vaso. A potência requerida mín. são 55 cv. e tem uma largura de trabalho de 116-183 cm, com uma capacidade de depósito de 800 a 3000 litros.

Por outro lado, João Apolinário destacou a máquina transplantadora automática Agriplanter, com versões até 6 linhas. Esta máquina é mais usada na cultura do tomate na versão de 1 e 3 linhas, mas recentemente venderam a primeira unidade Agriplanter de 2 linhas para um produtor de couve-flor, na zona de Coimbra. “Vai trabalhar em hortícolas o ano todo com paragens apenas em dezembro e janeiro e já temos mais unidades vendidas para tomate, confirmadas esta semana”. Uma outra novidade trazida recentemente da EIMA (Itália) é uma máquina nova para fazer cabeceiras na cultura do tomate e as bombas de trasfega de água para o arroz, que estiveram em exposição.

Investimentos para 2023

Para terem os clientes satisfeitos e reconhecendo ter vários tipos de cliente, “o pequeno, médio ou grande agricultor, prestadores de serviço ou alugadores e ainda grandes Casas agrícolas”, João Apolinário e Nuno Paim alinharam pelo mesmo: a aposta é disponibilizar aos clientes as máquinas o mais evoluídas possível.

No que toca a investimentos em infraestruturas para o próximo ano, há uma preocupação com a eficiência energética e as energias renováveis, através da implementação de painéis solares nas instalações, explicou Nuno Paim.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos