Notícias

Floresta

Plantma X instala 2800 árvores por hora

20/12/2022

Partilhe:

O projeto de desenvolvimento teve início em 2018 e está agora suficientemente amadurecido para ser lançado no mercado. A máquina foi testada em condições muito diversas, na Suécia, no Canadá e nos Estados Unidos, para verificar aspetos ligados à funcionalidade e também à durabilidade dos componentes, tendo o primeiro protótipo completado já a plantação de um milhão de árvores.

Numa única passagem, a Plantma X, que tem por base um forwarder Eco Log 574E de oito rodas ao qual foram adicionados acessórios específicos, realiza a mobilização de solo, compacta o solo e instala a planta através de dois braços hidráulicos. Ao mesmo tempo, recolhe e armazena dados acerca da tarefa realizada, para futuro tratamento. Em condições ideais, faz a plantação de 40 árvores por minuto.

Requer dois operadores: um conduz o forwarder; o outro gere a colocação das plantas, transferindo-as das caixas para um sistema giratório de pequenos vasos que depois fazem a passagem da planta para os braços de plantação. Este segundo operador trabalha numa cabine situada na traseira da máquina.

Juntamente com a plantação, há a possibilidade de a máquina aplicar fertilização e uma primeira rega. Um aspeto que a empresa visa desenvolver no futuro é a automatização da passagem das plantas das caixas para a máquina.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos