Notícias

Empresas

“Tempestade energética” não abala ano recorde

19/12/2022

Partilhe:

Num evento que contou com a presença de jornalistas oriundos de toda a Europa, o Grupo SDF abordou o contexto atual da indústria e de que forma este tem influenciado os resultados obtidos pelo Grupo no último ano, bem como a estratégia para o período que se avizinha.

A conferência, que decorreu em Lauingen, Alemanha, na Deutz-Fahr Land, foi conduzida por Lodovico Bussolati, CEO do Grupo SDF. Começando por abordar o tema das cadeias de abastecimento que apesar de continuarem com quebras, parecem ter vivido o período de maior instabilidade no final de 2021. No entanto, o conflito na Ucrânia continua a colocar bastantes interrogações quanto aos próximos tempos. Os problemas logísticos originados pelos problemas nas cadeias de abastecimento levaram ao aumento estratosférico do preço dos contentores oriundos da China para a Europa mas também estes parecem estar a estabilizar em valores tidos como “normais”.

Já em relação aos custos com a energia, o cenário é menos otimista e não é possível fazer previsões em relação a possíveis novas subidas. “Ainda assim, olhando ao Barómetro CEMA, que apresenta o Clima de Negócio no setor dos fabricantes de máquinas agrícolas europeus, este continua a bom nível, ainda que abaixo de 2021 e 2017, anos extraordinários para a indústria”, referiu o CEO. Ao contrário do que parece poder vir a acontecer em Portugal, as carteiras de encomendas das fábricas parecem estar bem compostas, não indiciando problemas ao nível da procura no próximo ano.

Apesar do cenário desafiante, depois de apresentar em 2021 o melhor resultado de sempre, com 1.481M € de receita, 2022 parece reunir condições para superar a anterior marca. O crescimento previsto está alicerçado nos mercados chinês, que continua a crescer, e turco, que deverá atingir as 42.000 unidades novas vendidas em 2022.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos