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Entrevista a Sérgio Oliveira, Marketing Technician da Pulverizadores Rocha

19/12/2022

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A Conferência AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) 2022 atribuiu à Pulverizadores Rocha, uma Menção Honrosa como Melhor PME Exportadora. Nesta Conferência Anual, com o tema “15 anos a fazer crescer Portugal”, foram atribuídas menções honrosas a empresas que se destacaram pelo seu desempenho no desenvolvimento e execução de estratégias de internacionalização e investimento, no âmbito do Portugal 2020 - Melhor Investimento e ainda Melhor PME Exportadora -, tendo a empresa sediada em Milheirós (Maia) sido galardoada com este último.

Sérgio Oliveira concedeu uma entrevista à revista abolsamia a propósito da distinção recebida pela empresa. O Marketing Technician da Pulverizadores Rocha, não escondeu o contentamento pela Menção Honrosa da AICEP: “Esta nomeação confirma a estratégia definida pela empresa ao longos dos últimos anos e destaca o desempenho da empresa na área internacional.”


Na FIMA 2020 referiu que a Rocha mantinha “um volume de negócio fora de Portugal na casa dos 40%” e uma política que passava pela “manutenção e consolidação do trabalho junto dos atuais clientes”. Naquele momento, “mais do que partir para novas geografias”, o objetivo passava por consolidar a posição nos mercados onde estavam presentes.

Este prémio é o corolário dessa estratégia? Os 40% mantêm-se?

Sim, o prémio, no fundo, é a confirmação da estratégia implementada na empresa ao longo dos últimos anos. A Internacionalização e a sua consolidação têm sido uma das bandeiras da empresa ao longo da última década, eventualmente ao longo dos últimos 15 anos. É um processo longo e só é possível quando realizado de forma continuada e sistemática. Em termos percentuais os valores não se têm alterado muito.


Quais as condições sine qua non para uma empresa portuguesa ter sucesso na exportação?

É importante realizar uma aposta clara na marca e tirar partido da excelente qualidade dos recursos humanos portugueses. Tomando a Pulverizadores Rocha como exemplo, deve ser feita uma opção pela qualidade e nunca exclusivamente via preço. Quando o único fator diferenciador é o preço, é difícil construi uma aposta continuada e estruturada. Em conclusão, investir em marca própria, definir um posicionamento de qualidade e elaborar uma estratégia de médio/longo prazo.

 

Quais os mercados que mais contribuíram para alcançar estes resultados?

Continua a ser a Europa o principal destino das nossas exportações, no entanto, a África e recentemente a América do Sul têm vindo a ganhar importância.


Quais as características que mais apreciam na Pulverizadores Rocha?

O facto de termos uma gama super completa dentro das nossas 3 áreas de atuação (Pulverizadores, Distribuidores de Adubo e Equipamentos de Vinha) é um fator muito valorizado.
A idade da empresa, 76 anos, funciona com uma garantia adicional de continuidade e estabilidade no mercado, este facto, aliado à capacidade inovadora e a uma equipa jovem, permitem abordar o mercado com confiança e oferecer soluções tecnologicamente evoluídas. Esta complementaridade entre a tradição e a modernidade é extremamente valorizada.


Teria sido possível sem o sistema de produção atual e a cultura de inovação e melhoria contínua da empresa?

É tudo possível mas os investimentos realizados, acompanhados de novas metodologias, permitiram melhoras significativas em termos de lead time (30 para 10 dias) e de serviço (55% para 90%). Claramente, fatores que muito contribuíram para o sucesso alcançado.
Aproveito para agradecer em nome da Pulverizadores Rocha o contributo de todos, sem o qual seria impossível alcançar estas metas.

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