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Antecipação do trator: tudo o que precisa de saber

01/05/2018

O que é?

Em tratores com o eixo dianteiro motriz (EDM) o diâmetro das rodas dianteiras é menor que o das traseiras pelo que a velocidade de rotação do eixo dianteiro (ED) é maior que a do traseiro (ET). No entanto, em boa verdade, a velocidade de rotação não deve ser o alvo da nossa preocupação. O importante é a velocidade linear de avanço. Num trator “bem desenhado” com EDM a velocidade linear das rodas dianteiras é maior que a das rodas traseiras. A essa diferença percentual entre velocidades dos pneus dianteiros relativamente aos traseiros chama-se Antecipação (A).

É que em carros ou tratores isodiamétricos ambas as velocidades são iguais, mas num trator convencional não. É à diferença de velocidades teóricas entre o eixo dianteiro e traseiro que chamamos Antecipação. Na realidade o que se faz é antecipar as rodas dianteiras em relação às traseiras, ou seja, trocando por miúdos: fazê-las andar mais.

Para que serve antecipação?

Muito simplesmente, visa conseguir que o trator com EDM obtenha melhores prestações. O que se deseja ao conectar a dupla tração é que o eixo dianteiro “puxe” o eixo traseiro e não o contrário, que seria “travá-lo”. Imaginemos um trator com um mau desenho no qual o eixo dianteiro “anda” menos que o traseiro, ao conectar a dupla tração o trator “andaria pior” que sem a dupla tração dado que o eixo dianteiro em vez de ajudar a “puxar” o trator comportar-se- ia como um travão para o impulso que chega das rodas traseiras.

Os tratores de eixo dianteiro motriz, chamados de “dupla tração”, são os únicos afetados pelo tema da Antecipação. Em tratores de tração simples (ST), como o eixo dianteiro apenas serve para conduzir, não existe nenhum problema; quanto aos tratores isodiamétricos (igual diâmetro nas rodas traseiras e dianteiras) tampouco visto que ambos os eixos trabalham com uma relação de 1:1 (ambos vão à mesma velocidade).

De quanto é a antecipação?

Um adequado desenho exige que a Antecipação (A) esteja compreendida entre 1 e 6%. Se A <1 o eixo posterior tende a empurrar o veículo e quando A> 6 provoca muita patinagem nos pneus dianteiros o que se traduz num desgaste do pneu e num esforço mecânico em toda a cadeia de transmissão.

Mas as velocidades não são iguais?

As velocidades de rotação são diferentes, o que é lógico já que o diâmetro das rodas dianteiras é inferior às traseiras. Quanto à velocidade linear, está claro que sendo o trator um “corpo rígido” ambas as velocidades reais são as mesmas; mas não as velocidades teóricas. Se se levantar um trator no ar mantendo as rodas a rodar, será possível observar que a velocidade de avanço das rodas dianteiras é superior às traseiras.

Ocorre que o eixo dianteiro patina mais que o traseiro visto que ainda que a velocidade teórica seja maior a sua velocidade real é a mesma.

E quanto à desconexão automática da dupla tração?

A maioria dos tratores desconecta automaticamente a dupla tração quando a velocidade de avanço é superior a 12 km/h. Para evitar que os pneus se gastem prematuramente o trator dispõe de mecanismos automáticos para desconectar a tração do eixo dianteiro se se estiver em transporte ou num caminho duro onde não seja necessária a ação da dupla tração.

Posso substituir os pneus?

É essencial manter sempre os pares de pneus recomendados pelo fabricante. No manual de usuário de um trator de EDM observa-se que o fabricante recomenda sempre os pneus aos pares. Não se pode substituir os pneumáticos traseiros por um diâmetro diferente sem mudar também os dianteiros, já que isso afetaria o desenho da Antecipação do trator.

E se o meu trator tiver uma taxa negativa?

Pois não será a primeira vez que ocorre e demonstra que o trator não se comportará bem quando a dupla tração for conectada. O habitual é notar que o trator “salta”. Se isto ocorrer a primeira coisa a fazer é verificar se os jogos de pneus equipados são os recomendados pelo fabricante. Uma vez verificado este ponto deve-se alterar as pressões de enchimento (subindo a do eixo dianteiro e baixando a do traseiro) até conseguir que a Antecipação seja positivo.

Como posso calcular a taxa antecipação?

Os cálculos são muito simples. Recomenda-se que todos os agricultores o calculem pois demora muito pouco tempo e é “para toda a vida”. Para saber como fazer a conta, avance para o nosso artigo: Como calcular a taxa de antecipação do trator.

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