Notícias

Tractor of the Year®

Valtra T254 Versu, mais potente e com nova interface

01/05/2018

Partilhe:

A marca finlandesa disponibilizou o T254 Versu aos membros do júri do prémio Tractor of the Year [TOTY] em junho, na Holanda. A experiência consistiu essencialmente em conduzir o trator para comprovar como é manuseada a transmissão através do novo joystick multifunções, e em explorar as funcionalidades da interface SmartTouch igualmente introduzido como novidade pela Valtra.

No topo da série T

O T254 é um novo modelo produzido na linha de montagem de Suolahti. Vem completar uma gama que reúne agora sete modelos, abarcando um segmento de potência que vai dos 170 aos 271 cv. Todos os T equipam com motor de 6 cilindros, embora com diferenciação de cilindrada. Nos dois modelos de entrada o bloco é de 6,6 litros. Nos restantes é de 7,4 litros de capacidade.

Motor com boost de 2 passos

Num trator que leva a carimbo ‘made in Finland’, os dois componentes não fabricados em Suolahti são o motor e a cabine. O motor é expedido a partir da fábrica da Agco Power, situada em Linnavuori, a três horas de caminho de Suolahti para sudoeste. Este bloco disponibiliza uma potência nominal de 235 cv e boost de duas etapas para uma potência máxima de 271 cv.

Transmissão robotizada Versu

Os fabricantes apostam cada vez mais em transmissões powershift robotizadas. Fazem no por o estilo de funcionamento se aproximar do que é oferecido pelas transmissões CVT e também porque são substancialmente mais acessíveis para o cliente. A Valtra acompanha esta tendência e disponibiliza aos seus clientes a transmissão Versu, cujo escalonamento é de 6 relações e 5 níveis de powershift, o que totaliza 30 relações.

Ao condutor é dada a possibilidade de definir as mudanças manualmente, cabendo a si neste caso definir também o regime do motor. Se optar pelo modo automático, é definida por si uma velocidade alvo, através do pedal de condução ou através do joystick, e o sistema calcula qual o regime e a relação mais apropriados em função da carga. Dependendo da pressão que se exerça sobre o pedal ou sobre o joystick, assim a transmissão gere o funcionamento do trator para que a deslocação se aproxime da velocidade alvo ou a atinja.

Apoio de braço SmartTouch

O SmartTouch é uma interface composta por um apoio de braço com comandos redesenhados, e um novo monitor SmartTouch de 9”, no qual o operador gere, entre outras, as funcionalidades de controlo de secções, controlo de taxa variável, ou gestão de cabeceiras U-pilot. A navegação foi simplificada para que até mesmo os operadores menos dados à tecnologia localizem com facilidade o menu pretendido, sem se perderem em atalhos. O terminal permite ainda guardar o perfil de diversos utilizadores e alfaias. Para os agricultores mais exigentes, que trabalhem com equipamentos complexos, se o terminal de 9” não for suficiente, há a possibilidade de instalar um monitor adicional.

Cabine configurável

Tal como o motor, a cabine provem de um fornecedor externo. É enviada a partir de Ylihärmä, a três horas de caminho para Leste em relação a Suolahti, onde se situa a fábrica da MSK, cuja ligação à Valtra vem de longa data. Todos os progressos feitos nas cabines resultam de um planeamento articulado entre as duas empresas. Entre outras particularidades, esta cabine pode ser encomendada com condução invertida TwinTrac, ou com abertura Skyview na secção posterior do tejadilho. Entre as opções estão os espelhos de ajuste elétrico, o parabrisas aquecido, a caixa de refrigeração, as câmaras para visualização traseira, a suspensão pneumática, ou o limpa para-brisas com 270° de curso.

Preço

Numa versão com equipamento standard, o T254 Versu é comercializado no mercado português por 185.896 Eur + IVA. Numa versão ‘Smartour’, o preço praticado é de 216.392 Eur + IVA. Trata-se de uma versão mais recheada de equipamento que inclui o elevador + distribuidores hidráulicos na frente, o sistema Auto-Guide, a suspensão do eixo dianteiro, entre vários outros extras.

Apreciação final

Estivemos na primeira sessão de testes para a imprensa, realizada às portas do Natal de 2014, num campo frio e chuvoso da Alemanha. Dessa ocasião, conservamos na memória o desempenho equilibrado e muito agradável desta 4ª geração dos ValtraT, tanto em estrada como nos trabalhos de solo e no manuseamento de carga com carregador frontal. Mas também nos recordamos de um pequeno senão. A única manete de transmissão proposta pela Valtra era minúscula. Por vezes surgia a necessidade de desviar o olhar para a localizar e para não a confundir com o comando do hidráulico/carregador. É por isso bem-vindo este joystick agora apresentado por estar mais corretamente dimensionado, e por permitir tirar maior
proveito das potencialidades da caixa Versu.

Ainda assim, e concretamente no que respeita à ergonomia, a opinião das duas pessoas que n’abolsamia tiveram contato com o trator não são coincidentes, havendo quem considere que a Valtra precisa de trabalhar ainda mais alguns detalhes ergonómicos do apoio de braço e do joystick. O que acolhe unanimidade de opinião é o monitor SmartTouch vem claramente tornar mais fácil a consulta e a regulação dos parâmetros de funcionamento do trator, comparativamente com uma solução anterior que acusava já o peso da idade. Num modelo que está aprimorado ao detalhe, merece ainda destaque a função ‘hill-hold’ da transmissão, que permite arrancar numa subida pisando apenas o pedal de condução ou empurrando o joystick, tal como se faz numa transmissão de variação contínua.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos