Notícias

Garagem Glória

VM de 10 toneladas - Ajustado às necessidades da época

27/07/2021

Partilhe:

A VM produziu reboques agrícolas com diferentes dimensões, de um ou dois eixos, e preparados para distintos limites de carga. O exemplar que continua ao serviço na Quinta da Lagoalva de Cima foi um dos últimos comercializados pela marca de Samora Correia, à entrada dos anos 90. Na aparência parece conservar a sua arquitetura original, mas, na verdade, ao longo dos tempos este VM foi recebendo alterações para se adaptar às necessidades de trabalho da exploração, nomeadamente no transporte de milho.

Começou por ser tribasculante mas perdeu essa característica a favor de uma báscula unicamente traseira. O objetivo foi garantir um maior ângulo de elevação ao bascular para trás.
E uma outra intervenção, esta mais exigente em termos técnicos, mas que passa despercebida a um olhar mais desatento, foi a instalação de um comando hidráulico para abrir o taipal traseiro durante a descarga. Esta funcionalidade foi conseguida recorrendo a um cilindro hidráulico, colocado horizontalmente ao nível do chassis, que através de tirantes destranca a ‘porta’ traseira.  


Como o VM está para durar, uma outra alteração que está em estudo é a substituição das jantes e respetivos pneus. Embora o conjunto original seja bom para estrada, apresenta uma desvantagem para campo. Devido aos pneus serem estreitos, tem tendência a deixar rodeiras fundas ao sair das parcelas com carga. Assim, é de esperar que a próxima modificação seja feita a esse nível, com a instalação de pneus mais largos.

 

 - Leia mais -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos