Notícias

Produto

Vermeer desenvolve protótipo de carregador autónomo de fardos redondos

30/07/2021

Partilhe:

A Vermeer Corporation desenvolveu um protótipo de um carregador autónomo de fardos redondos com pedido de patente ainda pendente, sensores de temperatura de suporte de rolamento a bordo também com patente pendente, recolha automática de fardos através de duas esteiras e "Forage Commander" - uma aplicação para gerir os dados de campo. Todas estas inovações foram projetadas para superar os crescentes desafios da mão-de-obra agrícola e os prazos apertados que os produtores continuam a ter.

“A nossa equipa desenvolve formas práticas de ajudar os produtores de forragem a aproveitar ao máximo a mão-de-obra disponível e obter o máximo proveito do seu tempo no campo”, afirma Kent Thompson, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Vermeer, acrescentando: “Trabalhamos todos com o intuito de identificar soluções que os produtores nem percebem que são possíveis, todas focadas na sua operação de feno.”

Economizar tempo de trabalho e custos associados

Apelidado de "Bale Hawk", este protótipo inédito de carregador de fardos redondos cumpre o seu percurso no campo de forma autónoma, dispondo de sensores de bordo para localizar os fardos - incluindo um Velodyne e um sensor Sick LiDAR com uma câmara visual central - de forma a poder reuni-los e traportá-los para um local pré-definido.

“Esta máquina ajuda a economizar tempo de trabalho e custos associados, eliminando a etapa manual de movimentação dos fardos. O carregador autónomo de fardos deteta onde estão os fardos e qual a distância a que se encontra dos mesmos, definindo a seguir o trajeto que fará para os recolher. Tem a capacidade de reunir três fardos de uma só vez, transportando-os e descarregando no local definido", explicou Kent Thompson.

Sensores de temperatura dos rolamentos 
O carregador, que pesa 3.000kgs, conta ainda com sensores de temperatura sem fio alimentados por bateria que ajudam também o operador a monitorizar o aquecimento dos rolamentos, de forma a poder fornecer alertas preventivos de manutenção antes do rolamento atingir um ponto de não retorno.

"Quando recebem essa informação com antecedência, os operadores podem solicitar novos rolamentos e substituí-los antes que atinjam o fim da sua vida útil ou acabem por falhar devido à contaminação", revelou Nathan Dockter, engenheiro da secção Forage Innovations, da Vermeer.

Veja um vídeo de demonstração do protótipo AQUI.

Aplicação para gestão de dados de campo
A aplicação "Forage Commander" vai conectar o dispositivo inteligente do operador, via Bluetooth, à unidade de dados localizada no carregador para fornecer as estatísticas de campo mais recentes a cada cliente, incluindo peso de cada fardo, humidade de cada fardo, fardos reunidos por hora, entre outras. Com essa informação de cada cliente, a "Forage Commander" gera posteriormente uma fatura para enviar por e-mail diretamente para o cliente da operadora. 

“Esta aplicação foi projetada para um operador que pretende entender melhor o seu nível de produtividade no campo ou procura uma ferramenta mais conveniente para ajudar a gerir a sua operação de feno personalizada”, concluiu Shawn Wang, Gerente de Produto da Vermeer. Refira-se que, por se tratar de um protótipo, o "Bale Hawk" ainda não está disponível para venda.

Atualmente a comemorar 50 anos na prática de construção de enfardadeiras e carregadores grandes, a Vermeer mudou a maneira como os produtores de feno e forragem abastecem diversas zonas do globo. 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos