Notícias

Tractor of the Year®

Valtra G135 Versu - Um multifunções para explorações de tamanho médio

18/03/2021

Partilhe:

Com cinco competidores a disputarem a categoria ‘Melhor Utilitário 2021’, o veredicto do júri acabou por recair no mais recente dos Valtra. O modelo de topo da série G apresenta características pensadas para o desempenho com carregador frontal e para uma grande diversidade de tarefas numa exploração de tamanho médio. 

Série G
É composta por quatro modelos – G105, G115, G125 e G135 – com potência nominal entre os 105 e os 135 cv.
Todos dispõem de um boost de potência, disponível a partir da relação de caixa B5, que é de 10 cv no modelo de topo e de 5 cv nos restantes.
Apresentam uma distância entre eixos de 2550 mm. São menos 11,5 cm do que os N, mais 12 cm do que os A de tamanho médio (A104 e A114) e mais 5 cm do que os A de topo (A124 e A134).

Motor Agco Power de 4,4 litros
Projetado em Linnavuori, na Finlândia, e produzido na fábrica do Grupo Agco em Changzhou, na China, o bloco de 4 cilindros que equipa os G cumpre os requisitos da Fase V. A manutenção é feita a cada 600 horas.

Transmissão de 24 relações
A base é proveniente da fábrica de transmissões GIMA, sediada em Beuavais, e a programação e os interfaces foram desenvolvidos pela Valtra.
Com escalonamento de 4 gamas e 6 relações powershift, a versão Versu inclui um modo automático que faz a transição automática das relações e ainda a transição automática entre as gamas B e C e entre as gamas C e D.
Dispõem ainda de embraiagem no pedal de travão (AutoTraction) e paragem ativa, para manter o trator imobilizado em pendentes sem usar os travões.

Níveis de equipamento
A estrutura de base da cabine é a mesma da série A mas diferenciada a nível do posto de condução. Inclui suspensão e são quatro os níveis de equipamento disponíveis: Basic, Comfort, Technology e Technology Pro.
Através do interface SmartTouch estes tratores beneficiam de um nível de especificações que pode incluir: compatibilidade ISOBUS; controlo de secções; gestão de tarefas TaskDoc Pro; aplicação de taxa variável; auto guiamento; opção de segundo monitor; direção rápida, telemetria, entre outros. 
A possibilidade de suspensão no eixo dianteiro, inexistente nos A, é um elemento adicional de conforto presente nos G.

Hidráulico e carregador
Com carregadores propostos de fábrica, a Valtra equipa os tratores da série G com assistente hidráulico, uma funcionalidade que faz subir o regime do motor quando o carregador requer mais caudal. Quanto à performance, o G135 Versu é servido por uma bomba com sensor de carga de 110 L/min.

Carregador frontal
A abertura superior na cabine, o joystick elétrico e o assistente hidráulico são características que favorecem o desempenho com carregador frontal.  O G135 Versu pode ser configurado de fábrica com carregadores capazes de elevar 2,1 toneladas a uma altura de 4,2 metros.

Disponibilidade e preço
Os Valtra G já chegaram a Portugal, estando disponíveis para encomenda duas novas cores estreadas pela Valtra: o castanho e o verde oliva.
O PVP da versão standard do G135 Versu, incluindo o interface SmartTouch, é de aproximadamente 100.000,00 Eur + IVA. A suspensão do eixo dianteiro tem um PVP recomendado de 3739,00 Eur + IVA.

 

- Leia mais -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos