Notícias

Tractor of the Year®

Massey Ferguson 8S.265 Dyna E-Power - Uma atualização de paradigma

17/03/2021

Partilhe:

Nesta edição do TOTY, a categoria principal do prémio foi muito disputada. O lote de nove candidatos era representativo de uma grande variedade de conceitos e de diferentes escalões de potência.

Tudo ponderado, acabou por ser o Massey Ferguson a reunir a melhor avaliação, que lhe valeu a eleição como ‘Trator do Ano 2021’ para Campo Aberto.
Este modelo é representativo de um segmento de tratores com potência acima dos 250 cv, capacitados para trabalhos pesados de mobilização e que em simultâneo conservam versatilidade para transporte e para um grande leque de outras tarefas.

A série 8S
É constituída por quatro modelos – 8S.205, 8S.225, 8S.245 e 8S.265 – que preenchem um intervalo de potência máxima com boost entre os 225 e os 285 cv. A marca propõe as transmissões Dyna-7 (powershift) e Dyna E-Power (de dupla embraiagem e gestão robotizada). Para mais tarde, aguarda-se a chegada dos modelos com variação contínua.

Motor Agco Power de 7,4 litros
A este modelo 8S.265, o bloco Agco Power de seis cilindros fornece 265 cv de potência nominal e um boost de potência (+20 cv) para transporte, TDF e hidráulico.
Em termos de estrutura, passa a existir um espaço de 24 cm entre a cabine e o capot, o que visa esbater o impacto do aquecimento e reduzir o ruído. Um nível de 68 dB aponta para uma das cabines mais silenciosas deste segmento. 

Transmissão robotizada de 28 velocidades
A transmissão Dyna E-Power faz a sua estreia com este modelo. De dupla embraiagem e gestão robotizada, apresenta um escalonamento de 28 velocidades (4 gamas e 7 relações).No intervalo dos 5 aos 20 km/h o rácio de diferença entre as relações é de apenas 9% e existe uma ligeira sobreposição entre as gamas. Em transporte, alcança os 53 km/h Eco às 1600 rpm e os 43 km/h logo às 1300 rpm.
A MF anuncia que a transmissão Dyna E-Power minimiza em 26% a perda de potência a velocidades altas, em transporte, o que se traduz numa redução de até 5% no consumo de combustível.

Hidráulico de maior performance
Comparativamente com os 7700S, a capacidade máxima de elevação traseira passou de 9.950 para 10.000 kg e a dianteira de 4.000 para 4.800 kg. Quanto ao caudal, a opção mais evoluída chega aos 205 L/min ao regime nominal do motor.

Mais conectividade
A arquitetura da cabine é nova mas há outros elementos que fazem igualmente a sua estreia. É o caso do painel a cores vDisplay, do apoio de braço e do joystick MultiPad. 
No domínio da conectividade, o destaque vai para a telemetria MF Connect e para o serviço MF Task Doc Pro, para a transferência de mapas de prescrição.

+ 2 toneladas de carga admissível
Comparativamente com a série que vem substituir, a distância entre eixos dos 8S cresce 5 cm e o peso em vazio aumenta 900 kg. O reflexo destes valores na carga máxima admissível é assinalável, passando dos 14.000 para os 16.000 kg. 

Disponibilidade em Portugal
“Este prémio do TOTY vem reforçar o posicionamento da marca no nosso mercado. É um importante tónico para a Moviter e para a rede de concessionários MF” afirmou Arnaldo Sapinho, administrador da Motiver, empresa que representa a Massey Ferguson em Portugal.

 

- Leia mais -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos