Notícias

Produto

Väderstad apresenta disco para mobilização ultra-superficial em solos difíceis

29/03/2023

Partilhe:

Em 2017, a Väderstad apresentou o disco CrossCutter, destinado a preparar a cama de sementeira através da técnica de mobilização ultra-superficial. Este disco foi pensado para triturar restolhos e incorporar culturas de cobertura, realizando uma mobilização “rasa” a cerca de 2 a 3 cm de profundidade. Pode também ser utilizado para finalizar a cama de sementeira em parcelas onde tenha sido feita uma mobilização mais profunda.

O disco CrossCutter é fabricado em aço sueco de alta resistência V-55, apresenta um diâmetro de 450 mm, e é compatível com os cultivadores Carrier da Väderstad que, dependendo do modelo, cobrem larguras de trabalho entre os 3 e os 12,25 m. Cada disco é montado num braço individual com dispositivo de suspensão por borracha para se adequar aos contornos do terreno.
 



Uma das grandes vantagens desta solução é a possibilidade de se poder trabalhar a velocidades altas, até 20 km/h, e recorrendo a um trator de relativamente baixa potência. Com uma boa performance em solos normais, a limitação deste disco está na penetração em solos pesados e argilosos, o que levou a marca a apresentar um novo disco desenhado para estas condições.

Em Outubro de 2022, a Väderstad apresentou uma nova variante do CrussCutter, que assume a denominação CrossCutter Agressive. Como o nome indica, o recorte deste disco é mais pronunciado do que o CrossCutter normal, o que favorece a penetração do solo em condições mais difíceis, apresentando uma maior capacidade de trituração de sobrantes de milho ou de girassol, o que contribui para acelerar a decomposição.
 



Este novo disco é proposto em dois tamanhos: 450 mm de diâmetro para uma profundidade de trabalho entre 2 e 3 cm, e 510 mm de diâmetro, para uma profundidade entre 3 e 5 cm. O primeiro é compatível com os cultivadores Väderstad Carrier e o segundo com os cultivadores Väderstad Carrier XL.

O disco CrossCutter Agressive está disponível no mercado desde já. A escolha entre os discos CrossCutter, que continuam em comercialização, e esta nova variante, dependerá das características do solo e do tipo de restolho que é necessário incorporar. Em Portugal, a marca é representada pela empresa Manuel Fialho, Lda.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos