Notícias

Feiras e Eventos

Maior feira de robots agrícolas de sempre

29/03/2023

Partilhe:

Organizada de forma conjunta entre a associação GOFAR, a FR CUMA Occitanie e a Cité des Sciences Vertes, a feira contou este ano com uma área de demonstração. E foram nada menos do que 20 os robots que trabalharam nos dias do evento, num total de 30 em exposição.

Novidade: Demonstrações de robots

O evento, que se realizou nas instalações do Lycée Général et Technologique Agricole des Sciences Vertes, nas imediações da cidade de Toulouse, contou com três áreas: um auditório para palestras, um espaço interior para stands das empresas e instituições participantes, bem como delegações nacionais dos Países-Baixos e Itália, e um espaço ao ar livre de demonstração. A zona de demonstração encontrava-se dividida em espaços temáticos que iam funcionando por intervalos de tempo. Durante estes períodos os robots e máquinas autónomas iam demonstrando as duas capacidades em campo aberto, fosse em hortícolas ou cereais, e em culturas permanentes, como vinhas e pomares.
 

Bluewhite e InsightTRAC venceram os prémios World FIRA

O “FIRA Start-up Award” foi para a start-up israelita Bluewhite, premiada pelo nível de autonomia do seu sistema de condução autónomo para tratores, a sua capacidade de prestar serviço em vários tipos de culturas, e pela experiência de mercado da sua equipa. Foi ainda atribuída uma menção especial à britânica The Small Robot Company pela sua solução robótica para agricultura de precisão, baseada no reconhecimento de plantas para utilização mais eficiente de herbicidas e fertilizantes.

O vencedor da edição de 2023 do Robot of the Year foi o InsightTrac Rover, um veículo autónomo que remove frutos infestados de vermes em amendoais. Os restantes quatro finalistas da lista inicial de 16 eram: o AvL Motion Compact S9000, o Exobotic Technologies Land-A2, o Naïo Jo, e o Nexus Robotics La Chèvre.
 

INESC TEC em representação de Portugal

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC - esteve presente em Toulouse.

Filipe Neves dos Santos, Gestor do laboratório de robótica e IoT para agricultura e floresta inteligente e de precisão do INESC TEC, explicou os motivos da presença na FIRA: “A FIRA é muito importante para nós INESC TEC porque nos permite divulgar as nossas competências. Nós não fazemos produtos, não estamos “no mercado”, e, por isso, o que queremos trazer à feira são as nossas competências para outras empresas, que queiram fazer robots para a agricultura, e que possam ver no INESC TEC uma entidade de inovação, localizada num país com um contexto favorável em termos de conhecimento. Na FIRA temos dois projetos em demonstração: o Nova Terra e o Scorpion. No Projeto Scorpion trouxemos o robot Weta, desenvolvido em parceria com a Teyme, que é um robot pulverizador de vinhas de montanha. É capaz de trabalhar em vinhas em pendentes muito acentuadas e fazer a pulverização de forma precisa e sem desperdícios, pois utiliza painéis com tecnologia de recuperação de calda. Além disso, tem capacidade para transportar luzes ultravioletas para tratamentos inovadores, nomeadamente em problemas com fungos. Assim, acreditamos que esta é uma solução que impulsionará a redução de utilização de fitofármacos na vinha. O Weta foi desenvolvido em parceria com a Teyme, em quem vimos, pela sua dinâmica, disponibilidade e capacidade técnica, um bom parceiro para este projeto em particular. Já o Nova Terra, um robot para manutenção do coberto vegetal, acreditamos que possa estar a ser comercializado dentro de um ano numa empresa portuguesa. Estamos também a desenvolver robots para a colheita seletiva de uvas nas vinhas do Douro.”

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos