Notícias

Mercados

União Europeia e Estados Unidos suspendem disputa comercial sobre o aço e alumínio

21/12/2021

Partilhe:

Os Estados Unidos (EUA) e a União Europeia (UE) chegaram a acordo para suspender a disputa comercial de aço e alumínio. Desta forma, os EUA revelaram que vão substituir as tarifas existentes sobre os produtos de aço e alumínio da UE da conhecida Secção 232 por um sistema de quotas tarifárias. Depois dos EUA terem anunciado que vão remover parcialmente as tarifas sobre as exportações de aço e alumínio da UE até aos volumes de comércio anteriores, a UE revelou que também suspenderá as suas medidas de reequilíbrio contra os Estados Unidos.  

Refira-se que a UE pretende manter esta suspensão sob revisão enquanto aguarda por novos desenvolvimentos, os quais poderiam complicar a situação das exportações, que estavam sujeitas às medidas da Secção 232 dos EUA para aço e alumínio.

A Associação Europeia de Maquinaria Agrícola manifestou-se satisfeita com este acordo, bem como a Secretária do Comércio dos EUA. "No ano passado, o custo do aço usado pelos fabricantes de automóveis e eletrodomésticos da América mais do que triplicou, aumentando os custos para os consumidores. Esta notícia proporcionará o alívio tão necessário para trabalhadores e empresas, ameaçados com tarifas de retaliação avassaladoras de 50 por cento, e consumidores americanos, que estão preocupados com o aumento dos preços", afirmou Gina Raimondo.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos