Notícias

Tech

Turquia fabrica primeiro trator totalmente elétrico

17/08/2021

Partilhe:

Pela primeira vez, a Turquia tem um trator totalmente elétrico de 130 cavalos, fabricado no próprio país: se à primeira vista, este trator parece um trator padrão devido à cabine que apresenta, a verdade é que debaixo do capô encontra-se, ao invés de um motor a diesel, uma bateria de dimensões consideráveis com capacidade de 95 kWh. 

O sistema hidráulico externo do ZY é alimentado por um motor elétrico separado de 20cv que aciona uma bomba hidráulica e esta máquina pode fornecer uma potência máxima de 160cv para a tomada de força. As quatro rodas são continuamente variáveis, acionadas por um grande motor elétrico e silencioso com uma potência de 130cv.

Graças à tecnologia Smart Display, o condutor tem acesso aos vários dados técnicos de que necessita:

  • Indicador da percentagem de energia da bateria, para que possa ser controlada de forma atenta; 
  • Quando o nível da bateria atinge os 15%, o sistema de alerta automático avisa o condutor de forma audível;
  • Os valores de consumo de energia podem ser visionados instantaneamente;
  • Controlo da velocidade instantaneamente através do velocímetro;
  • Controlo dos movimentos do trator ZY no terreno através de um sistema de localização GPS.

Vida útil da bateria
A empresa ZY Electric Tractor exemplifica bem o processo de vida útil da bateria do ZY, afinal, o coração da máquina: como um trator trabalha em média 750 horas por ano, a capacidade da bateria do trator diminui cerca de 20% após 24 anos de utilização. Com a substituição da bateria, esta capacidade regressa novamente aos 100% com uma nova. Veja uma demonstração do ZY aqui.
 


Produção em massa
Enquanto o protótipo do trator elétrico foi desenvolvido e testado nos últimos anos, a empresa ZY Electric Tractor estabeleceu no início deste ano um protocolo com a Ziraat Private Equity para iniciar a produção em massa. A fábrica, com capacidade de produção de 1.000 tratores elétricos por ano, deve entrar em operação no último trimestre de 2021, divulgou a empresa no seu respetivo site.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos