Notícias

Tech

Tratores a gás no mercado dentro de 3 anos

16/04/2018

Partilhe:

O anúncio foi feito por Mark Howell, gerente de produto para combustíveis alternativos da New Holland, na conferencia Alternative Fuels, organizada pela marca. Segundo o mesmo, a procura por este tipo de tratores tem vindo a aumentar, especialmente por parte de empresas que já possuem fábricas de biogás nas explorações.

“Não há dúvida de que as explorações produtoras de biogás serão as primeiras a adotar tratores a gás metano. Para eles, o trator é o elo perdido”, afirmou Howell. Por exemplo: “um grande agricultor com um biodigestor para gerar gás e energia pode ter também uma frota de tratores, passando por isso, agora, a ter o potencial de alimentar duas frotas com o biometano gerado pelo biodigestor, em vez de diesel, reduzindo drasticamente a sua conta de combustível no processo.”

A importância de ser verde

Contudo, não se trata apenas de uma questão de reduzir custos, segundo Howell. “Tão importante e, em alguns casos, ainda mais importante para as empresas que cultivam vegetais, é ‘ser visto como verde’. Ao utilizar os tratores a biometano, o impacto do carbono é praticamente zero e isso torna-se um trunfo importante para o produtor quando de negociar com os seus compradores nos supermercados.”

Esta solução não traz vantagens apenas para as explorações de grande escala. É possível que agricultores locais mais pequenos já estejam já estejam a produzir e a fornecer as suas colheitas ao biodigestor da grande empresa, isto abre a porta para que os pequenos agricultores possam comprar biometano para os tratores como parte do pagamento.

Neste caso, o principal benefício é uma redução de cerca de 30% nos custos de funcionamento do trator em comparação com o diesel. Outras vantagens em relação ao diesel incluem: redução de 80% nas emissões globais e a redução de 50% nos níveis de ruído.

Dois modelos a caminho

É de esperar que nos próximos três anos a New Holland apresente dois modelos de Methane Power Tractor, baseados nos tratores diesel T6.155 e T6.180 já existentes, com potências de 155hp e 175hp. O modelo T7 é outra possibilidade a ser estudada para os motores a metano.

No que diz respeito a tratores de menor potência, é pouco provável que a propulsão a gás metano se concretize, uma vez que isso implicaria que a Fiat Powertrain Technologies, empresa irmã da New Holland, desenvolvesse um motor completamente novo para funcionar a metano.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos