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Tractores agrícolas caem para o pior registo dos últimos 10 anos na Europa

27/05/2025

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A conclusão surge expressa no mais recente relatório do CEMA - European Agricultural Machinery Association, compilado com base em informações prestadas pelos diferentes países contatados, o qual revela ainda que, dos 144.400 tratores agrícolas novos registados, 26.500 (18%) anunciavam uma potência até 37 kW (50 cv), enquanto 117.900 (82%) tinham acima de 37 kW.
Quanto às unidades restantes, pertencem a uma variedade de veículos não raras vezes classificados como tractores e que inclui os quadriciclos, veículos utilitários side-by-side, manipuladores telescópicos e outros tipos de equipamentos.
Relativamente às matrículas de tratores agrícolas, o número apurado em 2024 é 8,1% inferior ao de 2023, sendo mesmo o mais baixo desde, pelo menos, 2014. Isto, apesar de terem atingido um pico em 2021, após o qual mantiveram um queda constante ao longo dos três anos seguintes, perdendo mais de 20% ao longo desse período.
Quanto às razões para as perdas registadas no último ano, o CEMA conclui que, embora o encerramento efetivo do Canal do Suez à navegação comercial possa ter causado algumas dificuldades acrescidas, ainda assim de impacto limitado no fabrico de tratores, a principal causa terá sido a redução da rentabilidade dos agricultores em alguns sectores agrícolas fundamentais, menor disponibilidade de apoio governamental ao investimento em maquinaria e condições climatéricas adversas em muitas partes da Europa.
Entre estas causas, está, necessariamente, a queda dos preços dos produtos agrícolas, assim como a manutenção dos custos elevados da produção, afetando os rendimentos dos agricultores. Sendo que, esta realidade, acaba prejudicando, igualmente, a procura por tratores e outro tipo de máquinas agrícolas.
Também o preço da maioria dos produtos agrícolas de base desceram muito desde o último pico, em 2022, na sequência da guerra da invasão da Ucrânia pela Rússia, estando, atualmente, mais baixos do que há quatro anos. Incluindo, a maioria das culturas arvenses.
Quanto aos principais factores de produção agrícola, estão ainda mais caros do que eram há quatro anos, com a energia e os combustíveis a apresentarem-se agora com preços 23% mais altos, já contabilizada a inflação, enquanto os fertilizantes viram o seu preço aumentar um quarto.
De resto e segundo o mesmo relatório, a generalidade dos factores de produção agrícola sofreu um aumento de 7% durante o período em questão, ao mesmo tempo que os rendimentos agrícolas na União Europeia caíam, só em 2023, 10% em termos reais. Tombo que, aliás, deverá repetir-se em 2024.
Finalmente e como último fator contribuidor para o ano difícil no sector dos tratores agrícolas, e até mesmo na Agricultura em geral, o mau tempo que atingiu muitas partes da Europa e, em particular, na Europa do Norte e Ocidental, com precipitação intensa e prolongada, enquanto, mais a sul e leste, foram as condições quentes e secas que acabaram tendo um impacto negativo nas culturas agrícolas. Facto que, certamente, levou muitos agricultores a recuar na vontade de investir em novos tratores e outras máquinas agrícolas.

Matrículas crescem nos tratores de maior potência
Num mercado que, em 2024, registou quedas no número de matrículas novas em todos os patamares de potência, a excepção que veio confirmar a regra surgiu da parte dos modelos topo de gama, com mais de 250 cv, os quais subiram quase 20%, face a 2023.

Segundo o último relatório do CEMA relativo ao registo de matrículas de tratores novos na Europa, 2024 fechou com uma queda generalizada na procura por este tipo de veículo, em todos os níveis de potência. Todos? Na verdade, não todos; a excepção mais expressiva aconteceu no patamar dos tratores com potências maiores (acima de 185 kW) e que se apresentam como o topo das gamas dos respectivos fabricantes, os quais registaram uma subida de quase 20% no registo de novas matrículas, face a 2023.
Fruto desta subida, estas propostas representam agora 9% da totalidade do mercado europeu, valor que, embora podendo ser baixo no panorama geral, não deixa de ser uma subida significativa face aos 7% do ano anterior.
Depois e já sem a mesma expressão, os números de 2024 revelam ainda uma ligeira subida nas vendas dos tratores mais pequenos, ou seja, com 22 kW (30 cv) ou menos.


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