Notícias

Tractor of the Year®

Tractor of the Year em ano de EIMA com 16 modelos a bordo da competição

25/07/2022

Partilhe:

O evento Let the Challenge Begin  marca o ponto de partida para cada nova edição do TOTY. Os trabalhos tiveram lugar em Milão, Itália, nos dias 15 e 16 de junho, e contaram com a participação d’abolsamia.

No decorrer dos trabalhos, reunimos com diversos projectos de media, nossos congéneres a nível europeu, e recebemos dos fabricantes as propostas de modelos candidatos. O evento contou com o patrocínio oficial da BKT e foi a primeira etapa de um processo que ficará concluído por ocasião da EIMA, em novembro.

No dia de abertura deste salão, que se realiza em Bolonha, serão conhecidos os vencedores do Tractor of the Year 2023. Mas até lá, ainda vamos ter oportunidade de pôr as mãos no volante.

 

16 modelos em competição

Em ano de EIMA, a categoria Melhor Especializado é a que apresenta o maior número de candidatos, enquanto na categoria Melhor Utilitário os candidatos são menos do que é habitual. Já a categoria para Campo Aberto mostra um lote de propostas inovadoras, não sendo possível fazer apostas quanto a quem sairá vencedor.

 

Campo Aberto

Fendt
A designação e as características técnicas estão ainda sob reserva. O modelo proposto pela Fendt posiciona-se no segmento de média-alta potência e, entre outros detalhes, segue a filosofia de funcionamento a baixo regime que a marca tem vindo a implementar. 

JCB Fastrac icon 4220
A passagem à Fase V serviu para adicionar outros aperfeiçoamentos a esta série. O mais visível foi aplicado no posto de condução, onde o operador beneficia de comandos repensados.

John Deere 8RX410
É uma evolução dos 8RX apresentados em 2019, onde se destaca a transmissão eAutoPowr, que faz uso de dois motores elétricos refrigerados a líquido, em vez de recorrer a unidades hidrostáticas. A eAutoPowr permite o fornecimento de até 100 kW para serviços externos, através de uma tomada AEF opcional. O modelo de topo da série RX dispõe ainda de um evoluído pack tecnológico para apoio ao operador e adota um novo diferencial traseiro e um novo eixo dianteiro. 

New Holland
Ainda sob embargo, trata-se de um modelo de média-alta potência que apresenta aperfeiçoamentos face à geração precedente.

Valtra Q305
A série Q vem posicionar-se entre as séries T e S. Com um nível de carga máxima admissível superior ao da série T, os novos Valtra Q foram pensados para operações mais exigentes e alfaias mais pesadas. 

 

Melhor Utilitário

Basak 5120
Proveniente da Turquia, é um trator de especificações básicas que recorre à junção de um motor Deutz com uma transmissão ZF.

McCormick X6.414 P6-Drive
É o modelo do meio de uma série composta por três tratores. Dispõe de funcionalidades que o tornam multifuncional, o que inclui naturalmente o desempenho com carregador frontal.

New Holland
Ainda sob embargo, trata-se de um modelo de especificações simples mas que em opção pode ser configurado com condução automática e telemetria.

 

Melhor Especializado

Antonio Carraro Mach4 Tony
A transmissão hidrostática passa a estar aplicada ao Mach4, que tem a tração assegurada por quatro sistemas de rastos. Agora com motor Fase V, conta ainda com uma cabine que oferece proteção de categoria 4.

BCS Spirit 70
Com eixo dianteiro e rodas dianteiras direcionais, conta ainda com posto de condução reversível e possibilidade de configuração com cabine de categoria 4.

Claas Nexos 260 Fase V 
A série Nexos passa à Fase V de emissões e beneficia de diversas outras atualizações. O chassis foi redesenhado, com aumento da carga admissível, o teto da cabine é novo e oferece agora proteção de categoria 4, o capot está mais baixo e o painel de instrumentos apresenta uma área digital mais ampla.

John Deere 
Com as especificações ainda sob reserva e a apresentação ao público prevista para o final do ano, a nova série de especializados da John Deere rompe com o caminho que tem sido percorrido pela marca neste segmento de tratores. 

Landini Rex 4-120 GT
É um dos produtos mais maduros da Landini destinado às culturas especializadas. Entre outras tecnologias, dispõe de um sistema de direção que faz auto-alinhamento e cuja dureza é proporcional à velocidade de avanço.

Massey Ferguson 3FR 115
Esta série passa a contar com uma cabine de plataforma plana e proteção de categoria 4. Funcionalidades como brake to neutral, ajuste do rácio da direção e gestão de cabeceiras estão também disponíveis. A marca passa ainda a prever o engate de alfaias em posição ventral.

New Holland T4.120 F
Consideravelmente revisto face à anterior geração, o novo T4F apresenta uma cabine de estrutura mais alta, com melhorias na insonorização e uma nova ergonomia de comandos. O capot surge rebaixado e os opcionais incluem a condução automática e a telemetria. 

Rigitrac SKH 60
Proveniente da Suíça, é um modelo destinado a zonas montanhosas. Conta com 4 rodas direcionais e com um movimento oscilante da cabine, para compensar a inclinação lateral e assim manter o operador em posição confortável.


Mais sustentável 
Todos os modelos concorrem ao prémio Sustainable TOTY, que visa distinguir os avanços tecnológicos em matéria de sustentabilidade. Este prémio pode ser acumulado com a distinção na categoria em que o trator está inserido.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos