Notícias

Empresas

Tecnologia e inovação como premissas

23/07/2022

Partilhe:

Atecnologia continua a ser a prioridade absoluta do Grupo Argo Tractors, que marcou presença direta pela primeira vez em Santarém e expôs uma panóplia de tratores na feira, todos eles modelos de Stage V. Ainda que a premissa seja oferecer aos clientes as máquinas mais evoluídas possível, o grupo tem capacidade para se adaptar a outros cenários caso seja necessário. “Em termos de estratégia do grupo Argo, continua a ser apostar cada vez em soluções tecnológicas que respondam às necessidades dos clientes e tratores muito equipados. No entanto, olhando para a realidade do nosso mercado, também cobrimos outras necessidades mais simples. Desta forma, vamos orientar mais o nosso produto em função das zonas onde nos encontramos, dependendo da procura que é feita nessa zona porque o nosso país é pequeno mas tem uma enorme variedade de procura em função de determinada zona: no Oeste, por exemplo, procuram tratores com mais especificações e mais desenvolvidos tecnologicamente, mas se formos para o nordeste transmontano, para o mesmo segmento, as necessidades já não são as mesmas”, explicou Osvaldo Cordeiro, diretor-comercial da AgriArgo Ibérica.
Relativamente ao comportamento do mercado, o responsável revela que a empresa sentiu uma quebra da procura a partir do final de abril: “Sentimos uma redução na procura, que pode estar relacionada com o fim dos incentivos ao abate de tractores usados e em simultâneo o mercado português a seguir a tendência do resto da Europa em retração por consequência indireta da guerra da Ucrânia. No entanto, existem sempre oportunidades que temos que explorar e a nossa rede tem de estar com os seus departamentos comerciais mais ativos do que nunca.”

Diversos protocolos para tornar o produto mais completo
Reforçando a vantagem do grupo na oferta de um produto mais ou menos sofisticado tecnologicamente, Osvaldo Cordeiro salienta as parcerias que a Argo Tractors tem feito no sentido de poder oferecer esse produto mais completo, ajudando também as suas redes de distribuição internacionais. “Nós conseguimos, dentro do mesmo estilo, oferecer um produto menos sofisticado tecnologicamente e outro com a máxima sofisticação tecnológica como os tratores fruteiros, que têm suspensão à frente, à cabine, gestão de frotas, sistema de gps, caixa de transmissão robotizada contínua e caixa mecânica e hidráulica. Assim orientamos o produto para necessidades diferentes”, explicou.
Parte da estratégia do Grupo é o desenvolvimento de equipamentos complementares aos tratores, como carregadores frontais, intercepas, trituradores, entre outros.: “Temos acordos com alguns parceiros para aumentar a oferta que proporcionamos aos nossos distribuidores e dar maior notoriedade à marca. Nesta feira apresentamos os intercepas e os trituradores, que se adaptam na perfeição às culturas da vinha, olival ou amendoal, que têm crescido exponencialmente na Península Ibérica”, completou.

Expectativas elevadas para o segundo semestre
Apesar do final do segundo trimestre mostrar alguns sinais de abrandamento, as expectativas do Grupo Argo para a segunda metade do ano são elevadas uma vez que já terá disponível toda a gama renovada Stage V, segundo Osvaldo Cordeiro: “Somos um dos fabricantes a ter disponibilidade de entrega de unidades Stage V em quase toda a gama de produto. Isso confere-nos uma grande vantagem competitiva na a medida que as diferentes marcas têm que ir esgotando o seu stock de unidades Stage 3B/IV e no segundo semestre esperamos um oferta nivelada em Stage V transversal a todas as marcas”. Por outro lado, Osvaldo Cordeiro destaca o apoio e investimento na rede de concessionários. “Apesar das dificuldades, durante este ano e meio de trabalho, conseguimos consolidar a rede de distribuição e potenciar alguns concessionários que acreditaram no projeto desde o inicio e que viram melhorar substancialmente os seus resultados. Continuar com estes investimentos partilhados com a rede é parte da estratégia para o segundo semestre”, concluiu.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos