Notícias

Empresas

Arco de proteção inspirado nos descapotáveis

23/07/2022

Partilhe:

O projeto AGRISAFE, candidato ao programa comunitário de apoio ao investimento  PT2020, consiste no desenvolvimento de um sistema automático e extensível de estruturas de proteção anti-capotamento para tratores agrícolas e florestais de dimensões reduzidas, com potências até 50 cv. Inspirado no sistema utilizado para automóveis descapotáveis, Extensível e automático porque o sistema se encontra normalmente recolhido, não impedindo a execução de qualquer tarefa do trator, mas automaticamente extensível, caso seja detetada, através dos sensores instalados, uma situação de capotamento do trator, entrando na posição de atuação.
“O dispositivo mecânico é muito semelhante ao que se vê na indústria automóvel, no que toca aos descapotáveis. Antigamente, costumava haver um arco atrás, mas agora já não. Tudo está recolhido e, em caso de embate, dispara”, explicou o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do Agrisafe, André Leonardo.
“Queremos fazer algo que seja extremamente simples, não só em termos de maquinação, como de funcionamento. Por isso, estamos a tentar construir um sistema modular, que se adapte a vários modelos de várias marcas. A ideia é que a parte do acionamento seja universal, sendo o reforço de toda a fixação adaptável aos diferentes modelos”, continuou.
“O acionamento será feito através de airbags, já homologados para a indústria automóvel. Ao termos um desses componentes que já é produzido, o preço é mais baixo”, elucidou.
Quanto aos sensores a utilizar, o engenheiro explicou que é um processo ainda em fase de estudo. “Vamos ter uma centralina e, certamente, sensores de inclinação. O passo seguinte é ver que outro tipo de sensores vamos necessitar”.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos