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Sustainable ToTY 2022 - New Holland T6 180 Methane Power

17/12/2021

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Gás como alternativa ao diesel

O lançamento do T6.180 Methane Power como modelo de produção em série resulta de um projeto da New Holland que começou em 2013 e que já conheceu diferentes gerações de protótipos. Aproveitando a experiência da FPT no campo dos motores de combustão a gás direcionados ao setor rodoviário, nomeadamente para pesados de mercadorias e de passageiros, a New Holland aposta no gás metano como um caminho alternativo ao diesel.

Teoricamente, o alvo desta solução são as explorações agrícolas autossuficientes a nível de energia, que usam chorume e biomassa para produzir biogás, podendo o trator ser também abastecido com gás natural comprimido (GNC) ou gás natural liquefeito (LNG) através da rede de distribuição destes combustíveis.

Motor FPT propulsionado a gás
A arquitetura de 6 cilindros e 6,7 litros de capacidade, assim como o nível de potência que fornece são semelhantes ao seu equivalente a diesel. Mas este motor apresenta também várias diferenças. Os injetores são próprios para gás, está equipado com velas de ignição, e o sistema de tratamento de gases, por ser mais simples e mais compacto, surge arrumado no interior do capot e dispensa o consumo de AdBlue.

Cabine e driveline
O posto de condução, bem como o sistema hidráulico, transmissão e eixos mantêm-se inalterados. Todavia, há um elemento externo que é diferente: o reservatório de combustível.

Autonomia para 8 a 14 horas
O abastecimento faz-se através de uma pistola de encaixe que torna a operação mais limpa. E o que está por detrás do bocal é uma combinação de dez reservatórios de gás, arrumados em redor da driveline, com uma capacidade total de 183 litros. Como opção, a New Holland fornece ainda um depósito extensor de autonomia para instalação no elevador frontal. Este reservatório externo permite armazenar 270 litros.

Segundo a marca, a combinação do depósito central e do depósito externo (453 litros = 79 kg) proporcionam autonomia para 8 horas de trabalho em operação de transporte ou TDF. Para trabalhos ligeiros, a autonomia pode chegar às 14 horas. 

Preço do gás
Tendo em conta que 1 kg de gás natural (1,96 Eur) equivale a 1,3 litros de diesel (2,14 Eur se for gasóleo não subsidiado ou 1,39 Eur se for gasóleo agrícola), esta solução parece ser interessante sobretudo para quem desenvolva atividades não abrangidas pelo gasóleo subsidiado ou quando se tem uma estrutura logística para produzir gás metano. 

Como se perspetiva o abastecimento
Mesmo quando uma casa agrícola disponha de um biodigestor, o biogás que aí é produzido como matéria-prima não é um produto acabado para consumo direto no trator. “O biogás como matéria-prima é composto por aproximadamente 60% de metano e o trator consome gás com no mínimo 83% de metano, pelo que é necessário um processo de limpeza para remover CO2 e impurezas”, explicou Mark Howell à revista abolsamia.

Mark Howell, que é diretor de produto da New Holland para os combustíveis alternativos, adiantou também que o custo associado a esse processo de limpeza “depende do tipo e tamanho do digestor e da quantidade de gás que se pretende limpar”. Quanto ao gás ‘pronto’ disponível no mercado para abastecimento, “em Portugal existem duas empresas que exploram a distribuição de metano através de uma rede de postos de combustível tradicional”, esclarece Gonçalo Carvalho, diretor de marketing da New Holland Portugal.

“Existem também projetos interessantes que vão permitir obter metano para a atividade agrícola em determinadas zonas do país. Em alguns países europeus estabeleceram-se distribuidores de metano ao domicílio e esta é uma solução que a existir poderia merecer o envolvimento direto da empresa”, adianta. O potencial deste combustível para futuro é enaltecido por Howell quando indica que há atualmente na Europa cerca de 140.000 explorações com mais de 50 vacas de leite e um total de 18.000 biodigestores dos quais 700 estão preparados para produzir o gás limpo apropriado para ser consumido pelo T6.

 

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