Notícias

Feiras e Eventos

Rescaldo: 3ª Gincana de tratores de Guimarães

05/07/2018

Partilhe:

Chegámos ao campo de provas às nove em ponto do dia 7 de abril. O dia escolhido para a Gincana de Tratores de Guimarães, que se fez pelo terceiro ano consecutivo, foi o sábado, para que mais gente se pudesse juntar. O céu tinha grandes nuvens cor de chumbo a anunciar chuva, que a ocasião teria dispensado, mas, aos poucos, os tratores começaram a alinhar numa extrema do campo. Novos, antigos, alguns de coleção, de muitas potências, marcas e cores, foram chegando, e pelas 10 horas eram cerca de cem os tratores que saíram para o cortejo que dá início às provas.

“Isto começou numa brincadeira”

Foi assim que Nuno Oliveira, gerente da empresa Âmbito Agrícola, de Vizela, nos começou a contar como surgiu a ideia de fazer uma gincana de tratores em Creixomil: “No final de uma silagem, depois dum esforço enorme para terminarmos os trabalhos, os meus amigos Daniel Salgado e Joel Sousa, prestadores de serviços, disseram-me: temos de nos juntar e fazer uma gincana para descomprimir e conviver.”

“Dito e feito, no ano seguinte começámos a organizar a gincana e surgiu a ideia de alargar esse dia de convívio a toda a gente que quisesse participar, de forma a pormos em contacto as pessoas do setor agrícola da zona, unindo interesses comuns. O evento correu muito bem, e no segundo ano a organização das festas da Nª. Srª. da Luz convidou-nos a fazer parte das mesmas. Este é já o terceiro ano em que realizamos a Gincana, que coincide com as Festas, e que se realiza no fim de semana após o domingo de Páscoa”, afirmou Nuno Oliveira.

Entretanto, várias entidades da região têm vindo a apoiar a organização da Gincana de Tratores de Guimarães, entre as quais empresas concessionárias de tratores e outras da região, e a Câmara Municipal de Guimarães.

Uma gincana em 3 etapas

O evento inicia-se com um cortejo de todos os tratores pela vila de Creixomil seguindose uma Gincana, uma Prova de esforço (Tractor Pulling) e uma Prova de arrasto humano. Os concorrentes têm de apresentar carta de condução de tratores em dia e cumprir todas as regras de segurança inerentes a provas deste tipo.

Gincana

Nesta prova, os concorrentes participam com o seu próprio trator. É uma prova de perícia com diversos obstáculos, num percurso que é feito, do início ao fim, com um reboque atrelado ao trator em marcha à frente e marcha atrás. Ganha aquele que fizer a prova em menos tempo e com menos penalizações. Este ano houve 5 participantes e o primeiro prémio foi para Manuel Correia que guiava um McCormick.

Prova de Esforço

Nesta prova entraram 29 participantes. Os tratores são divididos por 5 classes de peso e têm que puxar uma carga de 9 toneladas com uma peça mecânica adicional que faz variar a carga criando atrito e variando a aderência ao solo do trator. E os vencedores foram:

  • Classe até 3.500 kg: Fiat 60-66, Jorge Cunha.
  • Classe de 3.501 a 4.500 kg: New Holland T4.95, Agostinho Esteves (Brás & Vasconcelos).
  • Classe de 4.501 a 5.500 kg: New Holland T6.115, Pedro Monteiro (Brás & Vasconcelos).
  • Classe de 5.501 a 7.000 kg: Fendt 818, José Silva.
  • Classe de 7001 a 9.000 kg: New Holland T4.95, António Oliveira.
  • Classe de 12.220 kg: Fendt 936, César Moreira.

Prova de arrasto

Estas provas são feitas com equipas de 10 homens, cada uma delas, à vez, a fazer “braço de ferro” com um John Deere vintage. Das três equipas participantes, venceu a equipa de Jorge Cunha e seus primos.

A nossa apreciação

Trazemos a melhor das impressões deste evento que, ainda por cima, teve a chuva como companhia. Os milhares de pessoas que compareceram mostram-nos que há um lado lúdico
do trabalho agrícola que tem cada vez mais interessados e apaixonados. Dos 8 aos 80, a Gincana de Tratores de Guimarães contou com o apoio de todas as gerações.

Veja a Galeria de Fotos em: www.flickr.com/abolsamia

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos