Notícias

Empresas

As cinco estações da VALTRA Smart Tour em Almeirim

05/07/2018

Partilhe:

Todos os anos a Valtra leva até aos seus clientes e simpatizantes as inovações que desenvolveu no ano precedente. Na edição de 2018 está prevista a visita a mais de 20 países europeus, tendo-se iniciado em Inglaterra e Irlanda no mês de janeiro. Chegados a abril foi a vez do território luso receber a sua terceira edição (2013, 2016, 2018), num total de três eventos, distribuídos por diferentes zonas do país. A saber: Almeirim, Coimbra e Vila do Conde. Acompanhámos de perto o primeiro dos destinos, que contou com a excelente organização da Valtractor e da Agrogaspares.

No apoio à realização do evento estiveram também a Herculano e a Farming Agrícola que disponibilizaram as alfaias para que os tratores pudessem trabalhar. O evento iniciou-se pelas 10h30 da manhã, num pivot com restolho de milho disponibilizado pela Casa Prudêncio. Sob a ameaça da chuva, que acabou por cair à tarde, não houve tempo a perder na hora de experimentar os vários equipamentos que a marca colocou ao dispor dos agricultores presentes. O pivot estava dividido por “Estações de trabalho”, sendo cada uma atribuída a
determinado conjunto trator+alfaia tendo cada uma delas objetivos específicos.

 

PRIMEIRA ESTAÇÃO

Na primeira estação de trabalho encontrava-se o S394 Smart Touch, o trator mais potente da marca. A formar equipa com o trator de 405 cv de potência estava uma grade rápida Amazone Catros de seis metros. Os objetivos da estação eram testar o modo “GO”, com a definição da largura da alfaia e sobreposição bem como, ao nível da transmissão, o Cruise Control.

 

SEGUNDA ESTAÇÃO

A estação número dois foi atribuída à dupla formada pelo T254 Smart Touch, vencedor do Prémio Trator do Ano 2018, e grade Herculano de 34 discos. Os objetivos da estação eram conduzir um trator com uma transmissão Versu como um Direct (que é como quem diz conduzir um powershift como um trator de variação contínua), testar o Cruise Control de velocidade, e a programação dos comandos hidráulicos mudando a posição de subida e descida das rodas e da abertura dos corpos da alfaia.

 

TERCEIRA ESTAÇÃO

Na terceira estação era possível testar um T234D Smart Touch equipado com uma charrua Amazone Cayros XMS V de cinco ferros. A estação pretendia mostrar aos condutores o sistema de gestão de cabeceiras da Valtra, o U-Pilot, através de diferentes programações dos botões M1 e M2 (por exemplo: liga tração + Baixar a Charrua + Liga Cruise Control de Velocidade ou levanta Charrua + Desliga Cruise Control de Velocidade + Desliga tração + Vira Charrua).

 

QUARTA ESTAÇÃO

Os protagonistas da quarta estação eram o N174 Smart Touch e um chísel combinado de três metros, Amazone Cenius 3002. O trator de quatro cilindros e 201 cv, equipava com autoguiado centimétrico RTK, sistema de posto de condução reversível e transmissão Versu.

 

QUINTA ESTAÇÃO

Finalmente, na quinta e última estação pontificava o recente vencedor do prémio Red Dot Award 2018, o Valtra A84SH equipado com inversor electro-hidráulico e tração automática, e a trabalhar com uma charrua de dois ferros.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos