Notícias

Feiras e Eventos

Qualidade alemã à prova no Ribatejo

21/07/2023

Partilhe:
A Keiler II, modelo de 2 linhas, tem um bunker de 8 toneladas

Entrevista a Pedro Batalha, gerente da Rubroprod

Há quantos anos a ROPA é representada em Portugal pela Rubroprod?
Iniciámos a representação da ROPA em Portugal há sensivelmente  5 anos. A ROPA é uma marca com reputação mundial criada, inicialmente, para o setor dos equipamentos para a beterraba. Mais tarde, afirmou-se também como um player mundial nas máquinas para a cultura da batata, tendo atingido uma quota de mercado superior a 50% na Alemanha. Em Portugal, estimamos que tenha já 25% de quota de mercado.

Veja o nosso arquivo fotográfico

Seis meses depois de nos lançarmos, fizemos o primeiro negócio de uma máquina ROPA. Foi um passo importante e, daí para cá, todos os anos temos vendido equipamentos da marca, nomeadamente máquinas de 1 linha e, mais recentemente, um equipamento de 2 linhas, com um bunker com capacidade para 8 toneladas. Temos, felizmente, muitos clientes fidelizados e que valorizam a inovação e a qualidade da ROPA, face à concorrência. Além da qualidade do produto, sabem que a marca é um gigante neste mercado, o que, logo à partida, nos facilita a parte comercial.

No conjunto de todas as nossas representadas, a Rubroprod já tem mais de 90 equipamentos entregues, ao longo de 24 anos de experiência. Temos primado pela assistência e pela prontidão, o que, ao longo do tempo e como já referi, acabou por fidelizar muitos clientes que, acredito, irão continuar a adquirir ROPA.

Este é o primeiro evento de demonstração que a Rubroprod realiza com a ROPA. Porquê agora?
Há muito tempo que pensávamos fazer um evento de demonstração com a ROPA. O momento escolhido foi este porque coincide com o início da colheita da batata. Esperamos que a partir de agora, algum desconhecimento ou ceticismo que pudesse existir sobre a marca em virtude das poucas máquinas em trabalho no nosso país, se tenha dissipado.
A Rubroprod gosta de mostrar no campo para que vejam a qualidade da ROPA em trabalho e em como está um passo à frente na inovação das colhedoras de batatas.

O que é que distingue as máquinas da ROPA?
O primeiro contacto que tivemos com os equipamentos da ROPA foi numa Agritechnica, em Hannover. O que nos fascinou de imediato foi a inexistência de cardans, correntes ou, sequer, um carreto. Estava com o meu irmão, João Batalha, que me acompanha nas feiras, e que é o diretor de relações internacionais da empresa, e ambos dissemos de imediato que tínhamos de levar estas máquinas para Portugal. Achámos que a construção e design estava um passo à frente de todas as outras marcas.

A ROPA desenvolveu máquinas 100% hidráulicas em que é o operador que comanda todos os tapetes e velocidades, e não a máquina que comanda o operador. No produto final, na batata que chega ao cliente, nota-se a diferença.

 

Os modelos em demonstração neste evento são os Keiler I e II. Que características destaca?
As máquinas são tecnicamente idênticas, mas com capacidades e dimensões diferentes. Além de a Keiler I ser de uma linha e a 2 de duas, uma tem um bunker de 6 toneladas e a outra de 8. A Keiler I, de 6 toneladas e uma linha, é, no seu segmento de mercado, a de maior capacidade. A Keiler II, modelo de 2 linhas, é um equipamento extraordinário… No modo automático, à medida que vai imprimindo velocidade, os tapetes também aumentam de velocidade gradualmente, para que acompanhem a velocidade do trator, excepto o tapete da mesa de escolha, para que as pessoas que lá vão em cima consigam fazer a seleção da batata, que é ajustado no local.

 

1.300 máquinas vendidas
"É uma boa oportunidade de entrar num mercado competitivo, como o de Portugal, onde estão presentes vários e fortes concorrentes. Queremos, com esta iniciativa, mostrar as nossas máquinas aos agricultores, para que, tanto eles como os que trabalham perto deles, percebam a qualidade dos nossos equipamentos. Ao nível das colhedoras de batata, alcançámos já uma boa posição a nível europeu e podemos dizer que somos um forte player no mercado. Dividindo pelos nossos três modelos, temos mais de 1300 máquinas vendidas em 10 anos de operação, o que prova a força da ROPA", explicou Ruben Pitz, responsável técnico da Ropa.

Veja a galeria de imagens da reportagem com a Rubroprod

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos