Notícias

Produto

Puma na versão 2018 com melhorias

29/06/2017

Partilhe:

Num contexto em que cada vez mais é necessário trabalhar a velocidades altas, dado o estreitar das janelas das culturas, o sistema de suspensão ganha um acumulador adicional para proporcionar um maior conforto. O eixo dianteiro ganha ainda funcionalidades para ‘Controlo Adaptativo da Direção’. Por detrás do nome está a possibilidade de alterar o rácio entre o número de voltas do volante e o ângulo de viragem das rodas. 

Num evento que a Case IH organizou na Eslováquia, conduzimos em campo um Puma 240 CVX. Os Puma são tratores com um percurso bem afirmado e que têm passado por diversas evoluções. Além do comportamento habitual deste modelo, o que há a evidenciar é o seguinte. Quando, nos ajustes da direção, definimos que para o mínimo número de voltas do volante deveria corresponder o máximo de ângulo de viragem das rodas, ficámos surpreendidos com a performance de resposta. A baixa velocidade, a direção apresenta uma rapidez que é impressionante. Depois, à medida que subimos a velocidade, para assegurar um adequado controlo da trajetória, o rácio vai-se aproximando dos valores standard.

A rápida resposta da direção deve-se também ao que a Case IH chama de ‘Direção reativa’, e que previu a instalação de novos sensores de direção no eixo dianteiro, responsáveis inclusive por recentrar a trajetória do trator de forma autónoma. Outra novidade é que através do terminal AFS 700 passa a ser possível configurar todos os botões da manete Multicontroller – à excessão dos que estão dedicados à transmissão –, bem como os comandos dos distribuidores. Desta forma, o operador pode pôr a alfaia a ser comandada da maneira que lhe der mais jeito.

Os retoques nos Puma incluem ainda um novo código de cores das válvulas hidráulicas, para ser mais fácil identificar os distribuidores que correspondem a cada comando na cabine. Em termos de carga massa admissível, os valores passaram dos 13.000 para os 13.650 kg nos Puma Multicontroller e para os 14.000 kg nos Puma CVX.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos