Notícias

Culturas Especializadas

Projecto H2OptiDemo: uso eficiente da água de rega em maçã, pêra e tomate de indústria

24/01/2022

Partilhe:

O projeto H2OptiDemo – Práticas de Gestão para o Uso Eficiente da Água em pomóideas e tomate de indústria – foi recentemente aprovado e já está em curso, depois de ver confirmado o financiamento de uma entidade promotora, neste caso, a Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto terá a duração de um ano e irá tirar partido das valências de cada uma das entidades parceiras de forma a cumprir o objetivo delineado: otimizar a demonstração de boas práticas na gestão da água de rega em maçã, pêra e tomate de indústria nas duas principais zonas geográficas em que estas culturas são produzidas, o Oeste e o Ribatejo.

No decorrer do projeto, as entidades parceiras – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN-CC), Federação Nacional das Organizações de Produtores (FNOP), Hidrosoph, Campotec e Torriba – irão realizar atividades formativas, nomeadamente workshops sobre gestão de rega optimizada, workshops formativos de capacitação e demonstração, dias abertos nos campos de demonstração e ainda intercâmbios técnicos internacionais e seminários.

Objectivos
No comunicado enviado à imprensa, a organização do projecto H2OptiDemo revelou os objetivos a atingir:

  • Aumentar o seu conhecimento sobre novos sistemas de gestão da rega inovadores, face aos cenários de alterações climáticas e avaliação do funcionamento dos sistemas de rega;
  • Maximizar a capacitação para o uso de ferramentas de apoio à gestão, suportada em tecnologias de monitorização e no conhecimento do bom funcionamento dos sistemas de rega, adaptadas à sua realidade, de forma a aumentar do uso eficiente da água de rega no médio e longo prazo;
  • Aumentar os conhecimentos do funcionamento dos sistemas de rega e capacitar para a utilização de soluções técnicas simples que permitam a quantificação da água de rega e a introdução à gestão da mesma ao longo do ciclo, tendo por base custo/benefício.

"Estas competências terão como resultado final a mudança de comportamentos para uma utilização eficiente da água, mas também a mudança de imagem do sector agrícola junto da opinião pública e da sociedade em geral pretendendo, assim, esclarecer com evidências, alguns sectores da sociedade sobre a forma como actualmente se está a utilizar a água na agricultura intensiva”, pode ler-se.



Estratégia para a Fileira Hortofrutícola

A mesma nota de imprensa relembra que as três entidades mais representativas da fileira hortofrutícola (COTHN-CC, Portugal Fresh e FNOP) apresentaram à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, uma Estratégia Nacional para a Fileira Hortofrutícola no dia 2 de Março de 2020.

“Para qualquer um destes desafios a água tem um papel central. Tendo isto como foco identificaram-se medidas, quer ao nível do investimento, quer ao nível das medidas agroambientais, que podem contribuir para um uso mais racional e eficiente da água”. Nessas medidas, destaca-se “a necessidade de dar continuidade às medidas relacionadas com o uso eficiente da água no âmbito do PDR e do PO, tendo por base uma maior eficiência”. O projecto H2OptiDemo, apoiado pela Fundação Gulbenkian, vai, segundo os parceiros, "permitir, de forma muito concreta, contribuir para divulgar e apoiar a implementação de tecnologias para uma boa gestão da água de rega.”

Se pretende acompanhar o desenvolvimento do projeto, aceda aqui

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos