Notícias

Feiras e Eventos

Prémios Inovação Agritechnica 2022

23/03/2022

Partilhe:

Nexat System Tractor: um porta-alfaias de pórtico largo com 1090 cv de potência

Nexat GmbH

Com largura até 24 metros, o Nexat é um concentrado de potência que promete reduzir a área de solo cultivado que é pisada por rodas. É compatível com diferentes tipos de alfaias para operações em campo aberto destinadas a cobrir as diferentes etapas de uma cultura. O conceito de um porta-alfaias de pórtico largo, automotriz, que recebe alfaias ao centro em posição montada, e que abarca uma maior largura de trabalho do que um trator convencional, não é inédito. Houve algumas tentativas no passado que não gozaram de afirmação no mundo agrícola.

Mas é tendo como ponto de partida este tipo de arquitetura que surge agora o projeto Nexat, com uma diferença essencial face a essas outras experiências passadas. A empresa responsável por esta criação rodeou-se de vários parceiros no segmento das alfaias, entre os quais a Väderstad, a Damman e a Geringhoff. Não está a propor apenas um novo conceito de trator. Está a propor esse conceito e um conjunto de alfaias compatíveis com ele.

O Nexat está a ser desenvolvido pela empresa alemã Kalverkamp, que está associada a diversas inovações agrícolas que mediante acordo comercial passam à fase de produção sob a marca de outras empresas. Com o Nexat, o objetivo é lançar o produto no mercado de forma independente, em especial no leste da Europa e América do Norte.  A nível técnico, funcionará em campo, na posição transversal, através de guiamento por GPS, com o fabricante a propor diferentes medidas de pórtico, entre 6 e 24 metros. E pode ser conduzido manualmente nas deslocações em estrada, em posição longitudinal.

Dispõe de uma cabine com movimento giratório de 270° colocada numa das extremidades do pórtico e está preparado para um vasto leque de operações de campo aberto, desde a mobilização, sementeira, proteção fitossanitária e colheita.
A tração é assegurada por quatro unidades de rastos de borracha acionados eletricamente, que dispõem de um movimento giratório de 90° para alterar a sua orientação e permitir que a máquina faça deslocações em estrada.

A electricidade é produzida por dois motores Liebherr de 545 cv cada um, que funcionam como geradores. Segundo o fabricante, está previsto que estes motores de combustão possam no futuro ser substituídos por outras formas de propulsão. Quando equipado com um módulo de pulverização, pode trabalhar com uma barra de até 70 metros. Não menos impressionante é o módulo NexCo de ceifeira-debulhadora, que possibilita a recolha de 130 a 200 toneladas de cereal por hectare. Um dos pontos fortes deste conceito é servir o conceito de Agricultura de Tráfego Controlado, que visa limitar a área de solo que é pisada por pneus e consequentemente compactada.
 

Sistema automático de extração de poeira

AGCO - Fendt

A Fendt apresentou um sistema que deteta o nível de obstrução do filtro de ar no decorrer do trabalho e que procede à sua limpeza sem que este elemento tenha de ser aberto e retirado. A limpeza processa-se através de dois impulsos de ar sob pressão projetados a partir do interior do filtro que soltam a poeira acumulada, sendo esta encaminhada para o exterior com a ajuda de um sistema de vácuo. Em simultâneo, a ventoinha, que é de acionamento hidrostático, aumenta temporariamente o seu regime durante este processo de limpeza do filtro. 


A limpeza automática é acionada sempre que o vácuo do sistema de aspiração cai abaixo de um certo limite, o que indica que o filtro está obstruído. O fluxo de ar provém de um reservatório, alimentado por um compressor, que acumula ar comprimido a 12 bar de pressão.

 

- Veja mais vencedores -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos