Notícias

Produto

Monosem ValoTerra: Semeador de precisão chega ao mercado em 2023

23/03/2022

Partilhe:

Osemeador ValoTerra surge na gama da Monosem como um novo produto, que recorre a funcionamento inteiramente elétrico. Apesar de esta tecnologia já figurar no catálogo da marca, o ValoTerra dispõe de um novo doseador patenteado, sendo o sistema de distribuição impulsionado por um gerador ligado à TDF, capaz de fornecer 5,6 kW a uma tensão de 56V.

A distribuição é feita através de aspiração, mas com uma arquitetura diferenciada face à restante gama, o que inclui discos de sementeira de rápida substituição para alternar entre culturas. Nos elementos de contacto com o solo, a marca francesa propõe discos de 45 cm associados a rodas compactadoras com o mesmo diâmetro. Os primeiros garantem uma melhor penetração no solo, minimizando a projeção de terra e as segundas visam assegurar uma profundidade regular. 

Para adaptação a diferentes tipos de solo, a pressão sobre a cama de sementeira pode variar entre 145 e 225 kg por cada unidade de distribuição. Quanto à disponibilidade deste semeador, está previsto que as primeiras unidades ValoTerra cheguem ao mercado em 2023.
 

Compatível com fertilizador e microgranulador
O ValoTerra é compatível com o elemento fertilizador FertiSmart, para distribuição de até 600 kg/ha de adubos minerais ou orgânicos, podendo o agricultor optar por uma distribuição centralizada ou então independente, linha a linha. É ainda compatível com o microgranulador MicroSmart, com tremonha de 20 litros, que dispõe de um doseador por linha e distribui entre 2 a 35 kg/ha.

 

Conectividade
O ValoTerra pode ser controlado através da aplicação de smartphone MonosemPlus para, entre outros parâmetros, se ajustar a densidade de sementeira. Nesta máquina, o agricultor tem ainda acesso ao portal MyJohnDeere, para gerir a documentação e a traçabilidade, bem como ao serviço JDLink, para geolocalização e programação à distância, o que deriva do facto de a Monosem ser detida pela John Deere.

 

- Leia mais -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos